Utilização do Google Docs na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita: relato de uma experiência no ensino médio integrado

Autores

  • Eli Gomes Castanho Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Ponta Porã
  • Esteic Janaína Santos Batista UFMS - Campus Ponta Porã

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a597

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de utilização do Google Docs inserido na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita, em uma oficina de redação oferecida aos alunos do curso técnico integrado de nível médio. Ao longo do texto, são descritas as ferramentas Moodle e Google Docs, e as eficiências e carências de ambas quando aplicadas ao ensino-aprendizagem da (re)escrita. É apresentada, também, a avaliação, feita pelos estudantes e docentes, das ferramentas utilizadas. A proposta buscou sanar dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem da (re)escrita, valendo-se de recursos utilizados no ensino a distância, que vem se desenvolvendo devido ao avanço da web 2.0, apoiados nas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eli Gomes Castanho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Ponta Porã

Professor de Língua Portuguesa e Literatura, bem como de Língua Espanhola, junto ao IFMS. Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMPMestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP.

Esteic Janaína Santos Batista, UFMS - Campus Ponta Porã

É Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. É graduanda em Sistemas de Informação pela UFMS, campus Ponta Porã, e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Fronteira. Pesquisa sobre robótica educacional e novas tecnologias educacionais, em que também atua como desenvolvedora de aplicações educacionais.

Referências

BACKES, L. Ambiente virtual de aprendizagem: formação de comunidades virtuais? Revista Digital da CVA, v.3, n.11, p.1-9, jul. 2006.


BRAGA, D.B. Ambientes digitais: reflexões teóricas e práticas. Coleção Trabalhando com... na escola. Editora Cortez. 1ª edição, 2013, p.1-148.


COSTA, J.R. Google Docs em sala de aula: implicações pedagógicas da aprendizagem virtual. Simpósio Hipertexto e Tecnologias da educação: comunidades e aprendizagem em rede, IV, Pernambuco, p. 1-17, nov. 2012.


FIAD, R. S. Reescrita de textos: uma prática social e escolar. Organon, Porto Alegre, n. 46, p. 147-159, jan./jun. 2009.


LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010, 201 p.


MELO, L. B. Metodologia de ensino mediada por redes sociais: uma aplicação do contexto interacional para atividades pedagógicas baseadas no Facebook. Quaestio: revista de estudos em educação. Disponível em: < http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&path%5B%5D=689&path%5B%5D=711>. Acesso em 27 de fevereiro de 2016.


PENERAI, T. O Moodle e o Facebook como ambientes pedagógicos: possibilidades e limitações. Simpósio Hipertexto e Tecnologias da educação: comunidades e aprendizagem em rede, IV, Pernambuco, p. 1-17, nov. 2012.


PINHEIRO, P. A. A escrita colaborativa por meio de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Calidoscópio, São Leopoldo, v.9, n.3, p. 226-239, set/dez 2011. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2011.93.07>. Acesso em: 04 jun.2015


RIBEIRO, E.N. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. p. 1-11, abr. 2007.


ROJO, Roxane. Modelos de web e de cursos virtuais. In: ALVES, José. EAD na contemporaneidade: ensinar e aprender na web é tema de palestra de Roxane Rojo. Cenpec. São Paulo, 2013. Entrevista concedida ao Cenpec. Disponível em:<http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id= 1209:palestra-ead-na-contemporaneidade-modelos-de-cursosferramentas-e-impactos-na-mediacao&catid=31:educacao&Itemid=73>. Acesso em: 02 ago. 2013.


SOUSA,J. H. X. Tecnologia e ensino de redação: uma experiência de uso do Google Docs com professores e alunos de uma escola pública de Ibiapina CE. 2011. 220f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.2011.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Castanho, E. G., & Batista, E. J. S. (2016). Utilização do Google Docs na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita: relato de uma experiência no ensino médio integrado. LínguaTec, 1(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a597

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos