Português como língua adicional no IFMS: desafios e perspectivas

Autores

  • Beatriz Aparecida Alencar Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Flávio Amorim da Rocha Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Renata de Oliveira Costa Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5951

Resumo

Este trabalho pretende apresentar, de forma sucinta, o histórico da proposta do PLA em Rede, que se iniciou no segundo semestre de 2021, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), e discutir algumas experiências práticas enquanto professores atuantes no curso, considerando os desafios do ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros. Dado que o estado do Mato Grosso do Sul faz fronteira com Bolívia e Paraguai, o intercâmbio de culturas e saberes faz parte da essência da instituição. Assim, a adesão ao PLA em Rede vem proporcionando o estreitamento das relações com os países vizinhos, fortalecendo parcerias já existentes (Red Cocitec, Universidade de Illinois) e tem-se a expectativa de que auxilie no estabelecimento de novas parcerias. Cientes da importância do PLA em Rede para a internacionalização da instituição,
espera-se que este trabalho seja uma primeira reflexão acerca dessa experiência, visando não apenas registrar esse processo, como também, planejar as próximas ofertas, contribuir para o desenvolvimento do programa em nível de rede federal além de abrir a discussão para a construção de uma mentalidade institucional sobre o ensino de língua portuguesa para estrangeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Aparecida Alencar, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Campo Grande. Doutora em Letras com mestrado em Estudos de Linguagens. Atua na área do ensino de Língua Espanhola (centro de idiomas e Ensino Médio),  Comunicação Linguística no curso superior em Tecnologia em Sistemas para Internet e é docente da especialização lato sensu em Docência para Educação Profissional Científica e Tecnologia. 

Flávio Amorim da Rocha, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (CTPL - UFMS). Professor de língua portuguesa e inglesa do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Campo Grande, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Renata de Oliveira Costa, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FE-USP). Professora de língua portuguesa e inglesa do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Ponta Porã, Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Alencar, B. A., Amorim da Rocha, F., & de Oliveira Costa, R. (2022). Português como língua adicional no IFMS: desafios e perspectivas. LínguaTec, 7(1), 275–290. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5951

Edição

Seção

Relatos de experiência