Português como língua adicional no IFMS: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5951Resumo
Este trabalho pretende apresentar, de forma sucinta, o histórico da proposta do PLA em Rede, que se iniciou no segundo semestre de 2021, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), e discutir algumas experiências práticas enquanto professores atuantes no curso, considerando os desafios do ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros. Dado que o estado do Mato Grosso do Sul faz fronteira com Bolívia e Paraguai, o intercâmbio de culturas e saberes faz parte da essência da instituição. Assim, a adesão ao PLA em Rede vem proporcionando o estreitamento das relações com os países vizinhos, fortalecendo parcerias já existentes (Red Cocitec, Universidade de Illinois) e tem-se a expectativa de que auxilie no estabelecimento de novas parcerias. Cientes da importância do PLA em Rede para a internacionalização da instituição,
espera-se que este trabalho seja uma primeira reflexão acerca dessa experiência, visando não apenas registrar esse processo, como também, planejar as próximas ofertas, contribuir para o desenvolvimento do programa em nível de rede federal além de abrir a discussão para a construção de uma mentalidade institucional sobre o ensino de língua portuguesa para estrangeiros.
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Copyright (c) 2022 Beatriz Aparecida Alencar, Flávio Amorim da Rocha, Renata de Oliveira Costa
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