Solo Fértil: Promovendo ações de conscientização sobre segurança alimentar no Campus Campo Grande do IFMS
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5950Resumo
Este relato de experiência objetiva apresentar ações que vêm sendo implementadas a fim de minimizar impactos gerados pela Insegurança Alimentar no âmbito do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul por meio do Projeto Solo Fértil. A pesquisa, de caráter multicampi, em parceria com a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, prevê o levantamento do perfil alimentar dos estudantes da instituição. A partir de discussões realizadas entre as partes envolvidas, foi possível desenvolver uma visão ampla acerca da problemática e delimitar, segundo as necessidades levantadas junto à comunidade escolar, estratégias de atuação. Além da promoção do letramento crítico alinhado ao ensino da língua inglesa, o projeto, em ação conjunta com o Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE), possibilitou a criação de três frentes de trabalho: a confecção e distribuição de papel semente, a construção de uma horta vertical dentro do Campus e o perfil do projeto no Instagram, que tem por objetivo a divulgação das ações desenvolvidas e de dicas para uma alimentação mais saudável, em consonância com os estudos realizados sobre Segurança Alimentar. Destaca se, ainda, o protagonismo dos estudantes frente à condução do projeto, reforçando o papel da escola na formação holística do sujeito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flavio Amorim da Rocha, Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Vitória Rodrigues Aniceto Teixeira, Silvia Helena Fejes dos Santos Tabosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).