Solo Fértil: Promovendo ações de conscientização sobre segurança alimentar no Campus Campo Grande do IFMS

Autores

  • Flavio Amorim da Rocha Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Letícia Barbosa da Silva Cavalcante Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vitória Rodrigues Aniceto Teixeira Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Silvia Helena Fejes dos Santos Tabosa Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5950

Resumo

Este relato de experiência objetiva apresentar ações que vêm sendo implementadas a fim de minimizar impactos gerados pela Insegurança Alimentar no âmbito do Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul por meio do Projeto Solo Fértil. A pesquisa, de caráter multicampi, em parceria com a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, prevê o levantamento do perfil alimentar dos estudantes da instituição. A partir de discussões realizadas entre as partes envolvidas, foi possível desenvolver uma visão ampla acerca da problemática e delimitar, segundo as necessidades levantadas junto à comunidade escolar, estratégias de atuação. Além da promoção do letramento crítico alinhado ao ensino  da língua inglesa, o projeto, em ação conjunta com o Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE), possibilitou a criação de três frentes de trabalho: a confecção e distribuição de papel semente, a construção de uma horta vertical dentro do Campus e o perfil do projeto no Instagram, que tem por objetivo a divulgação das ações desenvolvidas e de dicas para uma alimentação mais saudável, em consonância com os estudos realizados sobre Segurança Alimentar. Destaca se, ainda, o protagonismo dos estudantes frente à condução do projeto, reforçando o papel da escola na formação holística do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Amorim da Rocha, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS, com trabalho desenvolvido na área de ensino de língua inglesa. Graduado em Letras, com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa pela mesma instituição. Atualmente, é professor de língua inglesa e língua portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Campo Grande. Desenvolve projeto de pesquisa na área de Literatura, com ênfase em letramento literário e formação de leitor. Atua também como Assessor de Relações Internacionais do IFMS.

Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Campo Grande. Mestre em Estudos de Linguagens. Atua na área do ensino de Línguas Inglesa e Portuguesa nos Cursos Técnicos Integrados e é docente da especialização lato sensu em Docência para Educação Profissional Científica e Tecnologia.

Vitória Rodrigues Aniceto Teixeira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande.

Silvia Helena Fejes dos Santos Tabosa, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Estudante do Curso Técnico Integrado em Mecânica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Amorim da Rocha, F., Barbosa da Silva Cavalcante, L., Rodrigues Aniceto Teixeira, V., & Fejes dos Santos Tabosa, S. H. . (2022). Solo Fértil: Promovendo ações de conscientização sobre segurança alimentar no Campus Campo Grande do IFMS. LínguaTec, 7(1), 262–274. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5950

Edição

Seção

Relatos de experiência