Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas

Autores

  • Isabel Cristina Tedesco Selistre IFRS Campus Osório
  • Ingrid Gonçalves Caseira IFRS
  • Mateus da Rosa Pereira IFRS
  • Milena Vieira Ferri IFRS
  • Juliana Colombo Lopes IFRS
  • Maitê Gil UnMinho
  • Felipe Schoenardie

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5949

Resumo

Considerando o papel significativo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, o Projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a aprendizagem de narrativas na era digital, da Universidade do Minho (Portugal), vem pesquisando ferramentas e materiais digitais com o propósito de promover o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e linguísticas em crianças, sob uma perspectiva multimodal e multicultural. Em parceria com esse projeto, nossa equipe de pesquisa, formada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório, através da exploração do material desenvolvido pelo grupo de Portugal, elaborou propostas didáticas para atividades de leitura direcionadas às crianças do Ensino Fundamental. Com foco no ensino-aprendizagem de língua inglesa e cultura no contexto
educacional brasileiro, nossas propostas consideram as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, partindo do aplicativo interativo Mobeybou - Brazil. Este trabalho apresenta uma narrativa de ensino que envolve a aplicação prática, em uma turma de um curso de língua inglesa para crianças, de um planejamento elaborado a partir das propostas didáticas. Essas atividades propiciaram experiências de práticas pedagógicas envolvendo tecnologia, aprendizagem de língua, narrativas e aspectos culturais, elementos significativos que podem beneficiar o estudante no desenvolvimento de suas competências narrativas, digitais, multimodais e multiculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Tedesco Selistre, IFRS Campus Osório

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Aprendizagem de Língua Estrangeira (UNISINOS). Mestre em Linguística Aplicada (UNISINOS). Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório. 

Ingrid Gonçalves Caseira, IFRS

Licenciada em Letras Português e Espanhol (FURG), Mestre em Letras (UFRGS).

Mateus da Rosa Pereira, IFRS

Licenciado em Letras Português e Inglês (FURG), Mestre em Inglês (UFSC) e Doutor em Literatura Comparada (UFRGS).

Milena Vieira Ferri, IFRS

Graduanda em Letras (IFRS – Campus Osório).

Juliana Colombo Lopes, IFRS

Graduanda em Letras (IFRS – Campus Osório).

Maitê Gil, UnMinho

Licenciada em Letras Português/Inglês (UFRGS); Mestre em Letras (UFRGS) Doutora em Letras (UFRGS); Pesquisadora (UnMinho).

Felipe Schoenardie

Licenciado em Letras Português e Inglês (FACOS), Licenciado em Pedagogia (FAEL), Especialista em Literatura de Língua Inglesa (UNICID), Especialista em Língua, Literatura e Ensino (FURG) e Especialista em Ensino Bilíngue e Cognição (IENH).

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Tedesco Selistre, I. C., Gonçalves Caseira, I., da Rosa Pereira, M. ., Vieira Ferri, M., Colombo Lopes, J., Gil, M., & Schoenardie, . F. (2022). Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas. LínguaTec, 7(1), 332–347. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5949

Edição

Seção

Narrativas de ensino