Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE): projetos que apontam caminhos para viver o letramento crítico e o protagonismo juvenil
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5920Resumo
O protagonismo juvenil materializado com práticas de voluntariado educativo (SBERGA, 2002), expande a perspectiva de humanidade integral e possibilita caminhos para uma educação mais crítica. No contexto escolar, nota-se que discentes demonstram interesse por diferentes áreas do conhecimento, mas apresentam dificuldade em unir teoria e prática. Portanto, este trabalho justificou-se ao proporcionar um espaço de reflexão e amadurecimento sobre a realidade em que o estudante está inserido e a aplicabilidade do conhecimento sistemático de forma crítica e engajada socialmente em práticas cotidianas. Neste sentido, o Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE), em atividade no IFMS campus Campo Grande desde 2018, atuou durante o ciclo de iniciação científica CNPq/ICJ 2020-2021(Edital 019/2020 Propi-IFMS), sob a perspectiva do letramento crítico, buscando potencializar iniciativas estudantis e momentos de reflexão crítico-social (MORGAN; MONTE MOR, 2014; MONTE MOR, 2013).Como resultado, observou-se um engajamento por parte dos estudantes na promoção do desenvolvimento da cidadania, agência e inclusão por meio do exercício de projetos de intervenção baseados numa perspectiva educacional crítica e científica focadas em necessidades da comunidade (mobilidade urbana, diversidade linguística, arte e cultura e sustentabilidade). Diretamente aos estudantes pesquisadores, o projeto mostrou-se como uma experiência formativa, que integra saberes escolares, competências e habilidades às práticas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Beatriz Aparecida Alencar, Alice Melo Ribeiro, Vitória Rodrigues Aniceto Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).