Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE): projetos que apontam caminhos para viver o letramento crítico e o protagonismo juvenil

Autores

  • Letícia Barbosa da Silva Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
  • Beatriz Aparecida Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
  • Alice Melo Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
  • Vitória Rodrigues Aniceto Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5920

Resumo

O protagonismo juvenil materializado com práticas de voluntariado educativo (SBERGA, 2002), expande a perspectiva de humanidade integral e possibilita caminhos para uma educação mais crítica. No contexto escolar, nota-se que discentes demonstram interesse por diferentes áreas do conhecimento, mas apresentam dificuldade em unir teoria e prática. Portanto, este trabalho justificou-se ao proporcionar um espaço de reflexão e amadurecimento sobre a realidade em que o estudante está inserido e a aplicabilidade do conhecimento sistemático de forma crítica e engajada socialmente em práticas cotidianas. Neste sentido, o Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE), em atividade no IFMS campus Campo Grande desde 2018, atuou durante o ciclo de iniciação científica CNPq/ICJ 2020-2021(Edital 019/2020 Propi-IFMS), sob a perspectiva do letramento crítico, buscando potencializar iniciativas estudantis e momentos de reflexão crítico-social (MORGAN; MONTE MOR, 2014; MONTE MOR, 2013).Como resultado, observou-se um engajamento por parte dos estudantes na promoção do desenvolvimento da cidadania, agência e inclusão por meio do exercício de projetos de intervenção baseados numa perspectiva educacional crítica e científica focadas em necessidades da comunidade (mobilidade urbana, diversidade linguística, arte e cultura e sustentabilidade). Diretamente aos estudantes pesquisadores, o projeto mostrou-se como uma experiência formativa, que integra saberes escolares, competências e habilidades às práticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Barbosa da Silva Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Campo Grande. Mestre em Estudos de Linguagens. Atua na área do ensino de Línguas Inglesa e Portuguesa nos Cursos Técnicos Integrados e é docente da especialização lato sensu em Docência para Educação Profissional Científica e Tecnologia.

Beatriz Aparecida Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul campus Campo Grande. Doutora em Letras com mestrado em Estudos de Linguagens. Atua na área do ensino de Língua Espanhola (centro de idiomas e Ensino Médio),  Comunicação Linguística no curso superior em Tecnologia em Sistemas para Internet e é docente da especialização lato sensu em Docência para Educação Profissional Científica e Tecnologia.

Alice Melo Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do sétimo semestre do Curso Técnico em Mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande.

Vitória Rodrigues Aniceto Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do sétimo semestre do Curso Técnico em Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Cavalcante, L. B. da S., Alencar, B. . A., Ribeiro, A. M., & Teixeira, V. R. A. (2022). Núcleo de Voluntariado Educativo (NuVE): projetos que apontam caminhos para viver o letramento crítico e o protagonismo juvenil. LínguaTec, 7(1), 291–305. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5920

Edição

Seção

Relatos de experiência