Experiências de interação no Estágio remoto
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5885Resumo
A presente pesquisa traz experiências de interações no Estágio de Língua Portuguesa ofertado pelo Instituto Federal de Goiás na modalidade remota por conta da pandemia da Covid-19, em uma escola da rede estadual situada em região periférica da cidade de Goiânia. Temos como objetivo compartilhar observações e reflexões desenvolvidas durante o Estágio, enfocando a análise de como a professora regente da escola parceira consegue a interação dos discentes nas aulas remotas, já que há uma frequente discursivização sobre dificuldades nesse processo. Apresentamos pontos importantes sobre a Análise do Discurso de linha francesa e o Interacionismo Sociodiscursivo, explicitando como essas teorias conceituam a língua, o texto e o ensino, já que os consideram em relação às práticas sociais. As avaliações críticas sobre as principais experiências vividas no Estágio se dão sob o viés das perspectivas discursivas e sociointeracionistas do ensino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho é a pesquisa qualitativa, na modalidade Estudo de Caso, com o auxílio da Netnografia. A análise demonstrou que a professora apresenta concepções discursivas e sociointeracionistas em suas práticas pedagógicas e nos permitiu avaliar positivamente tais perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e para a formação inicial de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alita Carvalho Miranda Paraguassú, Cleidivânia da Silva Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).