Experiências de interação no Estágio remoto

Autores

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú Instituto Federal de Goiás
  • Cleidivânia da Silva Lima Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5885

Resumo

 A presente pesquisa traz experiências de interações no Estágio de Língua Portuguesa ofertado pelo Instituto Federal de Goiás na modalidade remota por conta da pandemia da Covid-19, em uma escola da rede estadual situada em região periférica da cidade de Goiânia. Temos como objetivo compartilhar observações e reflexões desenvolvidas durante o Estágio, enfocando a análise de como a professora regente da escola parceira consegue a interação dos discentes nas aulas remotas, já que há uma frequente discursivização sobre dificuldades nesse processo. Apresentamos pontos importantes sobre a Análise do Discurso de linha francesa e o Interacionismo Sociodiscursivo, explicitando como essas teorias conceituam a língua, o texto e o ensino, já que os consideram em relação às práticas sociais. As avaliações críticas sobre as principais experiências vividas no Estágio se dão sob o viés das perspectivas discursivas e sociointeracionistas do ensino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho é a pesquisa qualitativa, na modalidade Estudo de Caso, com o auxílio da Netnografia. A análise demonstrou que a professora apresenta concepções discursivas e sociointeracionistas em suas práticas pedagógicas e nos permitiu avaliar positivamente tais perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e para a formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alita Carvalho Miranda Paraguassú, Instituto Federal de Goiás

Possui licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás, onde também cursou o mestrado e o doutorado em estudos linguísticos. Cursou especialização em psicopedagogia institucional na Universidade Católica Dom Basco. Foi servidora pública no Estado de Goiás, na cidade de Goiânia e nos municípios de Senador Canedo e Aparecida de Goiânia. Atuou como professora de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos. Desde 2013 é servidora pública, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Goiás, onde pode atuar como professora de língua portuguesa no ensino médio integrado ao técnico, na educação de jovens e adultos integrada ao técnico, em cursos de bacharelado e licenciaturas. Atualmente, ministra aulas de estágio supervisionado em língua portuguesa, prática como componente curricular e texto e discurso na Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, campos Goiânia. Coordena o projeto de pesquisa A construção da autoria em práticas de escrita escolares, com ações de extensão em escolas da região metropolitana de Goiânia. É líder do Núcleo de Estudos Discursivos e Enunciativos, cadastrado no CNPq. Entre 2017 e 2018 participou de atividades de gestão como coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e membro do Conselho Departamental. Entre 2017 e 2019 também fez parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras do IFG.

Cleidivânia da Silva Lima, Instituto Federal de Goiás

Possui licenciatura em Letras Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, onde também cursou Hotelaria. Foi lotada em forma de contrato temporário na Secretaria Municipal de Educação de Pau- D´arco TO, no ano de 2005, na função de professora de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao projeto/subprojeto IFG - Língua Portuguesa no período de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020. Também atuou no projeto/ subprojeto IFG - Língua Portuguesa na modalidade de Residente (RESIDÊNCIA PEDAGOGICA) no período de outubro de 2020 a março de 2022. Atualmente é integrante do Núcleo de Estudos Discursivos e Enunciativos, cadastrado no CNPq e cursa Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Miranda Paraguassú, A. C., & da Silva Lima, C. . (2022). Experiências de interação no Estágio remoto. LínguaTec, 7(1), 249–261. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5885

Edição

Seção

Relatos de experiência