Experiências de interação no Estágio remoto

Autores

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú Instituto Federal de Goiás
  • Cleidivânia da Silva Lima Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5885

Resumo

 A presente pesquisa traz experiências de interações no Estágio de Língua Portuguesa ofertado pelo Instituto Federal de Goiás na modalidade remota por conta da pandemia da Covid-19, em uma escola da rede estadual situada em região periférica da cidade de Goiânia. Temos como objetivo compartilhar observações e reflexões desenvolvidas durante o Estágio, enfocando a análise de como a professora regente da escola parceira consegue a interação dos discentes nas aulas remotas, já que há uma frequente discursivização sobre dificuldades nesse processo. Apresentamos pontos importantes sobre a Análise do Discurso de linha francesa e o Interacionismo Sociodiscursivo, explicitando como essas teorias conceituam a língua, o texto e o ensino, já que os consideram em relação às práticas sociais. As avaliações críticas sobre as principais experiências vividas no Estágio se dão sob o viés das perspectivas discursivas e sociointeracionistas do ensino. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho é a pesquisa qualitativa, na modalidade Estudo de Caso, com o auxílio da Netnografia. A análise demonstrou que a professora apresenta concepções discursivas e sociointeracionistas em suas práticas pedagógicas e nos permitiu avaliar positivamente tais perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa e para a formação inicial de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú, Instituto Federal de Goiás

    Possui licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás, onde também cursou o mestrado e o doutorado em estudos linguísticos. Cursou especialização em psicopedagogia institucional na Universidade Católica Dom Basco. Foi servidora pública no Estado de Goiás, na cidade de Goiânia e nos municípios de Senador Canedo e Aparecida de Goiânia. Atuou como professora de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos. Desde 2013 é servidora pública, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Goiás, onde pode atuar como professora de língua portuguesa no ensino médio integrado ao técnico, na educação de jovens e adultos integrada ao técnico, em cursos de bacharelado e licenciaturas. Atualmente, ministra aulas de estágio supervisionado em língua portuguesa, prática como componente curricular e texto e discurso na Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, campos Goiânia. Coordena o projeto de pesquisa A construção da autoria em práticas de escrita escolares, com ações de extensão em escolas da região metropolitana de Goiânia. É líder do Núcleo de Estudos Discursivos e Enunciativos, cadastrado no CNPq. Entre 2017 e 2018 participou de atividades de gestão como coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e membro do Conselho Departamental. Entre 2017 e 2019 também fez parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras do IFG.

  • Cleidivânia da Silva Lima, Instituto Federal de Goiás

    Possui licenciatura em Letras Língua Portuguesa, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, onde também cursou Hotelaria. Foi lotada em forma de contrato temporário na Secretaria Municipal de Educação de Pau- D´arco TO, no ano de 2005, na função de professora de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao projeto/subprojeto IFG - Língua Portuguesa no período de Agosto de 2018 a Janeiro de 2020. Também atuou no projeto/ subprojeto IFG - Língua Portuguesa na modalidade de Residente (RESIDÊNCIA PEDAGOGICA) no período de outubro de 2020 a março de 2022. Atualmente é integrante do Núcleo de Estudos Discursivos e Enunciativos, cadastrado no CNPq e cursa Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Experiências de interação no Estágio remoto. (2022). LínguaTec, 7(1), 249-261. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5885