A crônica na aula de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: (re)elaborando o cotidiano pandêmico

Autores

  • Giovana Segat UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5863

Resumo

Este trabalho relata a experiência pedagógica ocorrida na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira com estudantes de 1º ano do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFRS – Campus Caxias do Sul no ano letivo de 2020. O projeto foi desenvolvido de maneira remota, por meio de atividades pedagógicas não-presenciais, em decorrência da pandemia de Covid-19. Além de registrar a prática pedagógica, o artigo visa refletir sobre a adaptação dos materiais disponibilizados nos Cadernos Docentes do Portal Escrevendo o Futuro e nos Referencias Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul (2009) para esse contexto, discutindo o ensino e a avaliação de práticas de leitura e escrita, especialmente do gênero discursivo crônica, por meio de tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Segat, UFRGS

Mestranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela mesma instituição. Realizou mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (Facultad de Lenguas y Facultad de Filosofía y Humanidades). É membro do grupo de pesquisa Avalia - Avaliação de uso da linguagem (UFRGS). Atua na aplicação e na avaliação do Exame Celpe-Bras e tem experiência no ensino de português como língua materna e no ensino de espanhol como língua adicional, em diferentes níveis de ensino. Tem interesse no ensino e na avaliação de português como língua materna e como língua adicional e de espanhol como língua adicional.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Segat, G. (2022). A crônica na aula de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: (re)elaborando o cotidiano pandêmico. LínguaTec, 7(1), 317–331. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5863

Edição

Seção

Narrativas de ensino