Kahoot! & Quizizz: um estudo de caso sobre o potencial de dois RED no aprendizado de inglês
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5848Resumo
Vivemos em uma era na qual uma informação pode ser vista e compartilhada em uma velocidade assombrosa – e ainda de forma gratuita e segura. Nessa seara, a tecnologia pode ser uma aliada para a educação. Levando em consideração que muitos discentes de um dos campi do interior do estado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará costumam menosprezar a disciplina de Língua Inglesa4, utilizamos dois Recursos Educacionais Digitais (RED) para propor atividades com traços de gamificação no ambiente de sala de aula remota, para promover engajamento e maior interesse nas aulas da referente língua estrangeira, sob a ótica de Freire (2009), Ramos (2009) e Kenski (2003), em uma tentativa de superar os impasses decorrentes do enfrentamento do Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19). Destarte, o presente estudo analisou a percepção dos estudantes sobre o impacto das ferramentas Kahoot! e Quizizz no ensino e na aprendizagem das disciplinas de Inglês para Fins Específicos. Para conduzir esse estudo de caso com traços exploratórios, inicialmente, propusemos atividades com esses RED no referido componente curricular, na modalidade remota. Posteriormente, na finalização do semestre letivo, foi enviado um formulário on-line para que os alunos regularmente matriculados que utilizaram
esses recursos expressassem suas impressões. Obtivemos respostas de vinte dois (22) educandos reconhecendo a importância dos dois RED para a melhora do aprendizado, o reforço dos conhecimentos adquiridos via videoaulas e a revisão de questões, deixando as aulas mais dinâmicas. Portanto, a prática pedagógica adotada parece ter sido eficaz; contudo, outros estudos com grupos maiores precisam ser conduzidos.
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Copyright (c) 2022 Karlucy Farias de Sousa, Maria Larisse Pinheiro Uchoa, Nukácia Meyre Silva Araújo
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