Kahoot! & Quizizz: um estudo de caso sobre o potencial de dois RED no aprendizado de inglês

Autores

  • Karlucy Farias de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Maria Larisse Pinheiro Uchoa IFCE Campus Limoeiro do Norte
  • Nukácia Meyre Silva Araújo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5848

Resumo

Vivemos em uma era na qual uma informação pode ser vista e compartilhada em uma velocidade assombrosa – e ainda de forma gratuita e segura. Nessa seara, a tecnologia pode ser uma aliada para a educação. Levando em consideração que muitos discentes de um dos campi do interior do estado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará costumam menosprezar a disciplina de Língua Inglesa4, utilizamos dois Recursos Educacionais Digitais (RED) para propor atividades com traços de gamificação no ambiente de sala de aula remota, para promover engajamento e maior interesse nas aulas da referente língua estrangeira, sob a ótica de Freire (2009), Ramos (2009) e Kenski (2003), em uma tentativa de superar os impasses decorrentes do enfrentamento do Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19). Destarte, o presente estudo analisou a percepção dos estudantes sobre o impacto das ferramentas Kahoot! e Quizizz no ensino e na aprendizagem das disciplinas de Inglês para Fins Específicos. Para conduzir esse estudo de caso com traços exploratórios, inicialmente, propusemos atividades com esses RED no referido componente curricular, na modalidade remota. Posteriormente, na finalização do semestre letivo, foi enviado um formulário on-line para que os alunos regularmente matriculados que utilizaram
esses recursos expressassem suas impressões. Obtivemos respostas de vinte dois (22) educandos reconhecendo a importância dos dois RED para a melhora do aprendizado, o reforço dos conhecimentos adquiridos via videoaulas e a revisão de questões, deixando as aulas mais dinâmicas. Portanto, a prática pedagógica adotada parece ter sido eficaz; contudo, outros estudos com grupos maiores precisam ser conduzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlucy Farias de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui Graduação em Letras (Inglês - Licenciatura e respectiva Literatura) pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e Mestrado em Linguística Aplicada (Concentração em Estudos da Linguagem) pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente, é professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-Campus Limoeiro do Norte). É também Técnica em Agenciamento e Guia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2006). É autora da série "Inglês II: leitura e estrutura gramatical", voltada para os pré-vestibulandos, da Smile Editorial (2014/2015/2016). 

Maria Larisse Pinheiro Uchoa, IFCE Campus Limoeiro do Norte

Graduanda do curso Bacharelado em Nutrição no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-Campus Limoeiro do Norte). Foi bolsista voluntária do projeto "Avaliação dos níveis de herbicidas em frutas e produtos derivados da região de Limoeiro do Norte-CE" (2018). Foi bolsista formação do Projeto "EMA" (Escola de Magia Alimentar) (2018-2019).

Nukácia Meyre Silva Araújo, Universidade Estadual do Ceará

É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestre em Lingüística (1998) e doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras/UECE e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará de 2016 a 2021. Atuou como coordenadora do Mestrado Profissional em Letras/UECE de 2013 a 2016. Foi colaboradora na equipe da Diretoria de Educação a Distância do IFCE, nos cursos da Universidade Aberta do Brasil-UAB de 2007 a 2014. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Portuguesa e atua principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, linguagem e novas tecnologias, educação a distância, formação de professores, elaboração de material didático. Desenvolve pesquisas na área de ensino e novas tecnologias, produção de recursos educacionais digitais (RED), curadoria digital em Linguística Aplicada. É autora de livros didáticos e de obras de literatura infantil. Em sua experiência administrativa, destacam-se também a Direção do Centro de Humanidades da UECE e Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa- CH/UECE. Consultora Ad-hoc FINEP CT-Infra/2013; Consultora Ad hoc da CAPES/2015/2017/2018. Tesoureira da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil), biênio 2020-2021.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Farias de Sousa, K., Pinheiro Uchoa, M. L., & Silva Araújo, N. M. (2022). Kahoot! & Quizizz: um estudo de caso sobre o potencial de dois RED no aprendizado de inglês. LínguaTec, 7(1), 102–124. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5848

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos