Tarefas e Tecnologias Digitais: investigando a aprendizagem de inglês na terceira idade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5787

Resumo

O presente trabalho relata os resultados finais da pesquisa de Iniciação Científica (IC), PICIN/CNPQ, desenvolvida de 2020 a 2021, cujo objetivo foi mapear estudos relacionados ao ensino e/ou aprendizagem de línguas adicionais (L2) para grupos da terceira idade, buscando-se em especial analisar trabalhos que fizeram uso da abordagem de ensino embasada em tarefas
(ELLIS, 2003; SKEHAN, 1996), aliada ao uso de novas tecnologias, tendo a terceira idade como público-alvo. A fim de mapear os estudos na área, realizamos uma revisão sistemática da literatura em três bases de dados eletrônicas - Portal de Periódicos da CAPES, Revista ReCALL, e Revista CALICO - com filtro temporal de dez anos e fazendo uso dos descritores “Older learners AND second language learning AND technology” e “elderly AND second language” como termos de busca. Em geral, os resultados sugerem que, apesar da aparente escassez de pesquisas voltadas para este tema (ver seção 2), algumas pesquisas encontradas empregam diferentes metodologias e métodos que visam auxiliar o processo de aprendizagem destes indivíduos, além de abordar algumas vantagens e desafios de se aprender uma L2 nesta idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dabne Dantas de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduanda em Letras - Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV, Jacobina. Estudante dos grupos de pesquisa FALE (FormAção em Linguagem e Ensino) da Universidade do Estado da Bahia e AQUILES (Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa) da Universidade Federal de Santa Catarina. 

 

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), mestrado em Língua Inglesa e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela PPGI-UFSC. É professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas, junto ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Campus IV Jacobina. Atua como coordenadora do grupo de pesquisa FALE - FormAção em Linguagem e Ensino (UNEB) e como pesquisadora do grupo AQUILES - Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa (UFSC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando especialmente com questões de ensino e aprendizagem de línguas, ensino de línguas baseado em tarefas, ensino mediado por tecnologias digitais, produção oral em L2 e formação de professores.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Dantas de Oliveira, D., & Regina Trevisol, J. (2022). Tarefas e Tecnologias Digitais: investigando a aprendizagem de inglês na terceira idade. LínguaTec, 7(1), 80–101. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5787

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos