Tarefas e Tecnologias Digitais: investigando a aprendizagem de inglês na terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5787Resumo
O presente trabalho relata os resultados finais da pesquisa de Iniciação Científica (IC), PICIN/CNPQ, desenvolvida de 2020 a 2021, cujo objetivo foi mapear estudos relacionados ao ensino e/ou aprendizagem de línguas adicionais (L2) para grupos da terceira idade, buscando-se em especial analisar trabalhos que fizeram uso da abordagem de ensino embasada em tarefas
(ELLIS, 2003; SKEHAN, 1996), aliada ao uso de novas tecnologias, tendo a terceira idade como público-alvo. A fim de mapear os estudos na área, realizamos uma revisão sistemática da literatura em três bases de dados eletrônicas - Portal de Periódicos da CAPES, Revista ReCALL, e Revista CALICO - com filtro temporal de dez anos e fazendo uso dos descritores “Older learners AND second language learning AND technology” e “elderly AND second language” como termos de busca. Em geral, os resultados sugerem que, apesar da aparente escassez de pesquisas voltadas para este tema (ver seção 2), algumas pesquisas encontradas empregam diferentes metodologias e métodos que visam auxiliar o processo de aprendizagem destes indivíduos, além de abordar algumas vantagens e desafios de se aprender uma L2 nesta idade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dabne Dantas de Oliveira, Juliane Regina Trevisol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).