Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária

Autores

  • Pedro Borges Pimenta Júnior IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5781

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão Remição pela leitura, realizado em 2021 na APAC – Januária. Nesse ano, ainda sob as contingências pandêmicas, as oficinas foram desenvolvidas a distância. Vencidas algumas dificuldades relativas a esse contexto, a terceira edição do projeto agregou mais docentes e estudantes do IFNMG, permitindo uma diversificação nas metodologias utilizadas. Em decorrência disso, observou-se um maior engajamento dos cerca de 30 custodiados inscritos, considerando o número inédito de livros lidos e de resenhas produzidas na perspectiva da redução de pena. Para além desses números, as oficinas permitiram aprofundar temas que tangenciavam as leituras feitas coletivamente e proporcionaram a troca de experiências entre equipe executora, recuperandos e o autor de uma das obras discutidas. Nesse sentido, a análise da participação dos custodiados durante as atividades semanais permite concluir que vencer as dificuldades para ler e escrever implica na aproximação dos processos de leitura e escrita. Essas atividades, ao serem retiradas do pedestal em que comumente são colocadas, concorrem para a
emancipação dos privados de liberdade, fortalecendo-os na retomada da participação cidadã.

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Biografia do Autor

  • Pedro Borges Pimenta Júnior, IFNMG

    Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2003) e mestrado em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: remição pela leitura, educação em prisões, produção literária de Manoel Ambrósio, regionalismo literário, literatura de Minas Gerais. Coordena o grupo de pesquisa Cartografias do Médio São Francisco (CNPq). Coordena, desde 2019, o projeto de extensão intitulado "Remição pela leitura", realizado na APAC - Januária. Orienta trabalhos e realiza pesquisas relacionadas à produção literária do Médio São Francisco. É aluno especial de doutorado (Posling/CEFET-MG).

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Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: . (2022). LínguaTec, 7(1), 237-248. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5781