Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5781Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão Remição pela leitura, realizado em 2021 na APAC – Januária. Nesse ano, ainda sob as contingências pandêmicas, as oficinas foram desenvolvidas a distância. Vencidas algumas dificuldades relativas a esse contexto, a terceira edição do projeto agregou mais docentes e estudantes do IFNMG, permitindo uma diversificação nas metodologias utilizadas. Em decorrência disso, observou-se um maior engajamento dos cerca de 30 custodiados inscritos, considerando o número inédito de livros lidos e de resenhas produzidas na perspectiva da redução de pena. Para além desses números, as oficinas permitiram aprofundar temas que tangenciavam as leituras feitas coletivamente e proporcionaram a troca de experiências entre equipe executora, recuperandos e o autor de uma das obras discutidas. Nesse sentido, a análise da participação dos custodiados durante as atividades semanais permite concluir que vencer as dificuldades para ler e escrever implica na aproximação dos processos de leitura e escrita. Essas atividades, ao serem retiradas do pedestal em que comumente são colocadas, concorrem para a
emancipação dos privados de liberdade, fortalecendo-os na retomada da participação cidadã.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Pimenta Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).