Crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês entre alunos da terceira idade

Autores

  • Aline Provedel Dib IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-6209-3666
  • Augusto Silveira da Silva IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Candelária May Ruibal Miranda IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5770

Resumo

Este artigo objetiva discutir e analisar as crenças de alunos idosos a respeito do ensino aprendizagem de língua inglesa no contexto do curso de extensão intitulado Ensino de Língua Inglesa para alunos da Terceira Idade, do Instituto Federal de Santa Catarina. Apesar de hoje já sabermos que, por conta da plasticidade cerebral (RELVAS, 2005), nossos anos de aprendizagem não estão restritos à juventude, crenças acerca de uma possível dificuldade de alunos idosos em aprender um novo idioma ainda se fazem presentes. O problema reside quando essas crenças geram estagnação ou dificultam o aprendizado. Assim, é importante que o professor e os próprios alunos conheçam o sistema de crenças preexistentes, bem como seu impacto no contexto atual de ensino-aprendizagem (BARCELOS, 2004). Buscando compreender melhor o público do curso, desenvolvemos uma pesquisa quanti-qualitativa de cunho descritivo (GIL, 2010), em que fizemos um levantamento de campo sobre as crenças através de um questionário elaborado no Google Forms e distribuído aos alunos via e-mail. A partir da análise dos resultados, observamos que esses idosos acreditam que não é mais possível atingir a fluência no idioma. Por outro lado, apresentam preocupação quanto à metodologia que será empregada, já que não se
matricularam no curso apenas para passar o tempo, mas para aprender o idioma. É interessante notar que eles se veem como agentes no processo de ensino-aprendizagem e esse mesmo protagonismo é almejado fora da sala de aula, pois esses alunos esperam, com o aprendizado do inglês, ter liberdade para viajar e se comunicar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Provedel Dib, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente, é professora de Língua Inglesa do ensino básico, técnico e tecnológico (efetivo) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, Sociolinguística Interacional, Estudos Identitários de orientação interacional e Ensino de Línguas para Fins Específicos. 

Augusto Silveira da Silva, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Aluno do Curso Técnico Integrado em Edificações e bolsista do projeto de extensão Ensino de Língua Inglesa para alunos da Terceira Idade (Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil).

Candelária May Ruibal Miranda, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

 Aluna do Curso Técnico Integrado em Edificações e bolsista do projeto de extensão Ensino de Língua Inglesa para alunos da Terceira Idade (Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil).

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Provedel Dib, A., Silveira da Silva, A. ., & May Ruibal Miranda, C. (2022). Crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês entre alunos da terceira idade. LínguaTec, 7(1), 60–79. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5770

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos