Análise de necessidades do gestor ambiental: ponto de partida para o ensino da língua inglesa no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSC- Câmpus Garopaba

Autores

  • Telma Pires Pacheco Amorim Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Emmannuele Ramos Pinheiro Machado Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5758

Resumo

No intuito de subsidiar a inclusão do ensino da língua inglesa como unidade curricular no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Garopaba, este estudo3, de natureza exploratória, utilizou o modelo de Long (1985, 2005, 2015) para a condução de uma análise de necessidades baseada em tarefas. O objetivo principal foi a identificação das tarefas-alvo (LONG, 1985, 2005, 2015), ou seja, tarefas profissionais realizadas pelo/a gestor/a ambiental no seu dia a dia. Foram realizadas entrevistas online com profissionais da área ambiental de empresas públicas e privadas e docentes de unidades curriculares técnicas do referido curso. Além disso, questionários online foram aplicados com alunos e egressos do curso. Os resultados possibilitaram compreender, de forma geral, a área de atuação do/a gestor/a ambiental (egresso/a do curso), seus principais desafios, bem como o perfil do/a aluno/a egresso/a do curso e sua relação com o uso e aprendizagem da língua inglesa. Foram identificadas 106 tarefas profissionais (tarefas-alvo) as quais poderão balizar tanto o ensino de língua inglesa no referido curso como também o de outros componentes curriculares. Além disso, elas poderão informar a reavaliação do Projeto Pedagógico do Curso, a qual encontra-se em andamento.

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Biografia do Autor

  • Telma Pires Pacheco Amorim, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

    Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC - 1995). É professora de Língua Inglesa do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ensino da Língua Inglesa para os diferentes níveis e modalidades da educação profissional. É mestre em Linguística pela UFSC (2011). É doutora em Linguística pela UFSC (2015-2019).

  • Emmannuele Ramos Pinheiro Machado, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

    Graduanda no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Instituto Federal de Santa Catarina,
    Garopaba, SC, Brasil.

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Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Análise de necessidades do gestor ambiental: ponto de partida para o ensino da língua inglesa no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFSC- Câmpus Garopaba. (2022). LínguaTec, 7(1), 36-59. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5758