Relato de regência no Ensino Fundamental: o estágio supervisionado e a docência compartilhada como instrumento de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5700Resumo
Neste relato de experiência, analisa-se a experiência da docência compartilhada no Estágio de Língua Portuguesa aplicado em alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Rio Grande do Sul. O objetivo é demonstrar como é possível trabalhar com textos literários em docência compartilhada no contexto do estágio supervisionado. Neste trabalho, relatamos a experiência vivida ancorada em suportes teóricos que embasam a docência compartilhada e também a forma como o estágio foi desenvolvido. As principais referências teóricas utilizadas para a análise foram Citolin (2012), Lajolo (1984) e Freire (1998). Como resultados, destaca-se que a docência compartilhada pode ser exitosa se houver, por parte dos
professores envolvidos, diálogo e flexibilidade, além do compartilhamento de tarefas ao invés da mera divisão. Ademais, também é possível concluir que o ensino de literatura é fundamental em todos os níveis escolares, como formas de emancipar os alunos e permitir o encantamento com as palavras.
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Copyright (c) 2022 Estella Maria Bortoncello Munhoz, Ivone Massola, Cristina Bohn Citolin
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