Relato de regência no Ensino Fundamental: o estágio supervisionado e a docência compartilhada como instrumento de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5700Resumo
Neste relato de experiência, analisa-se a experiência da docência compartilhada no Estágio de Língua Portuguesa aplicado em alunos do último ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Rio Grande do Sul. O objetivo é demonstrar como é possível trabalhar com textos literários em docência compartilhada no contexto do estágio supervisionado. Neste trabalho, relatamos a experiência vivida ancorada em suportes teóricos que embasam a docência compartilhada e também a forma como o estágio foi desenvolvido. As principais referências teóricas utilizadas para a análise foram Citolin (2012), Lajolo (1984) e Freire (1998). Como resultados, destaca-se que a docência compartilhada pode ser exitosa se houver, por parte dos
professores envolvidos, diálogo e flexibilidade, além do compartilhamento de tarefas ao invés da mera divisão. Ademais, também é possível concluir que o ensino de literatura é fundamental em todos os níveis escolares, como formas de emancipar os alunos e permitir o encantamento com as palavras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Estella Maria Bortoncello Munhoz, Ivone Massola, Cristina Bohn Citolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).