O latente conflito ortográfico entre o português e o xichangana: desafios linguístico-pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5546

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre os desvios ortográficos emergentes na coexistência do português com a língua xichangana, bem como sugerir soluções linguístico-pedagógicas. O estudo se serve de teóricos tanto moçambicanos como internacionais, mas notabilizando Bento Sitoe (2021) e Alexandre António Timbane (2019), sem excluir muitos outros. Embarcando na netnografia, o estudo descreve qualitativamente ocorrências de alternância de código em chats do WhatsApp, entre o português (L2) e o xichangana (L1). Daqui o estudo discute os motivos dos erros ortográficos existentes na L1 e outros problemas linguístico-pedagógicos, sugerindo possíveis respostas. O sucesso dos esforços de padronização e harmonização ortográfica dependerá da qualidade de debates, capacidade de adoção, apropriação e regulação das tecnologias pedagógicas no ensino, em geral, e no ensino e aprendizagem bilíngue, em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Bernardo Mazivile, Universidade Pedagógica de Maputo

Doutorando em Ciências de Linguagem Aplicadas ao Ensino de Línguas, na Universidade Pedagógica de Maputo. Frequentou aulas de mestrado em ensino de inglês de Agosto de 2019 a Junho de 2020. Concluiu mestrado em Ciências Politicas e Estudos Africanos (2014). Cursou licenciatura em ensino de Filosofia na Universidade Pedagógica de Maputo (2009). Concluiu o bacharelato em Filosofia e Estudos Religiosos no Saint Bonaventure College - Zambia, afiliado a Pontificia Universitas Antonianum da Itália, em 2005. E colaborador ocasional no Departamento de Inglês da Universidade Pedagógica de Maputo, no Ensino a Distancia. Atualmente é servidor da educação, como técnico e como professor de língua inglesa e de Filosofia.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Mazivile, F. B. (2022). O latente conflito ortográfico entre o português e o xichangana: desafios linguístico-pedagógicos . LínguaTec, 7(1), 1–21. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5546

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos