O latente conflito ortográfico entre o português e o xichangana: desafios linguístico-pedagógicos
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5546Resumo
O presente artigo visa refletir sobre os desvios ortográficos emergentes na coexistência do português com a língua xichangana, bem como sugerir soluções linguístico-pedagógicas. O estudo se serve de teóricos tanto moçambicanos como internacionais, mas notabilizando Bento Sitoe (2021) e Alexandre António Timbane (2019), sem excluir muitos outros. Embarcando na netnografia, o estudo descreve qualitativamente ocorrências de alternância de código em chats do WhatsApp, entre o português (L2) e o xichangana (L1). Daqui o estudo discute os motivos dos erros ortográficos existentes na L1 e outros problemas linguístico-pedagógicos, sugerindo possíveis respostas. O sucesso dos esforços de padronização e harmonização ortográfica dependerá da qualidade de debates, capacidade de adoção, apropriação e regulação das tecnologias pedagógicas no ensino, em geral, e no ensino e aprendizagem bilíngue, em particular.
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