O trabalho com a oralidade nas aulas de inglês em tempos de pandemia

Autores

  • Patrícia Cardoso Batista Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Josimayre Novelli Coradim Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5509

Resumo

Neste texto relata-se as experiências vividas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa (LI) no contexto da pandemia, enfocando o trabalho com a oralidade. O desenvolvimento dessa habilidade linguístico-comunicativa (speaking) é muito importante, uma vez ser necessária a comunicação em uma língua estrangeira (LE). Ressalta-se que o estágio foi realizado em um 8.º ano, do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual de Londrina-PR. Como resultados, observou-se a dificuldade de trabalhar com o ensino da oralidade nas aulas de LI durante a pandemia, pois os alunos apresentam inibição em falar em outro idioma, bem como é uma das habilidades que ocupa menos espaço no currículo escolar ao se considerar os objetivos do ensino de uma LE na educação básica (PARANÁ, 2008; 2018). Logo, percebe-se a necessidade de abordar a oralidade a fim de que haja mudanças na prática escolar para que os estudantes aprendam comandos e gêneros da esfera da oralidade com o intuito de promover uma comunicação mínima durante a escolarização.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Graduanda em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2019).  Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

  • Josimayre Novelli Coradim, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Professora de Língua Inglesa do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Estudos da Linguagem e Formação de professores pelo curso de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (2008). Doutora em Estudos da Linguagem e Formação de Professores na Universidade Estadual de Londrina (2015). 

Downloads

Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

O trabalho com a oralidade nas aulas de inglês em tempos de pandemia . (2021). LínguaTec, 6(2), 179-192. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5509