O trabalho com a oralidade nas aulas de inglês em tempos de pandemia

Autores

  • Patrícia Cardoso Batista Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Josimayre Novelli Coradim Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5509

Resumo

Neste texto relata-se as experiências vividas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa (LI) no contexto da pandemia, enfocando o trabalho com a oralidade. O desenvolvimento dessa habilidade linguístico-comunicativa (speaking) é muito importante, uma vez ser necessária a comunicação em uma língua estrangeira (LE). Ressalta-se que o estágio foi realizado em um 8.º ano, do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública estadual de Londrina-PR. Como resultados, observou-se a dificuldade de trabalhar com o ensino da oralidade nas aulas de LI durante a pandemia, pois os alunos apresentam inibição em falar em outro idioma, bem como é uma das habilidades que ocupa menos espaço no currículo escolar ao se considerar os objetivos do ensino de uma LE na educação básica (PARANÁ, 2008; 2018). Logo, percebe-se a necessidade de abordar a oralidade a fim de que haja mudanças na prática escolar para que os estudantes aprendam comandos e gêneros da esfera da oralidade com o intuito de promover uma comunicação mínima durante a escolarização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduanda em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2019).  Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Josimayre Novelli Coradim, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora de Língua Inglesa do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Estudos da Linguagem e Formação de professores pelo curso de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (2008). Doutora em Estudos da Linguagem e Formação de Professores na Universidade Estadual de Londrina (2015). 

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Cardoso Batista, P., & Novelli Coradim, J. . (2021). O trabalho com a oralidade nas aulas de inglês em tempos de pandemia . LínguaTec, 6(2), 179–192. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5509

Edição

Seção

Relatos de experiência