Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go

Autores

  • Raíssa Camargo Vilhena Pereira Instituto Federal de Goiás
  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú Instituto Federal de Goiás
  • Nunes Xavier da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5483

Resumo

O presente relato descreve a experiência de estudantes e professores de língua portuguesa em visita técnica a duas aldeias indígenas do povo Karajá em Goiás, tendo como objetivo possibilitar a reflexão acerca da importância da visita técnica enquanto metodologia ativa na formação de professores e ressaltar a necessária compreensão intercultural e política dos docentes, sobretudo, no caso específico deste trabalho, em relação às questões indígenas e plurilinguísticas. A visita ocorreu na cidade de Aruanã, em que licenciandos do Curso de Letras: Língua Portuguesa do Instituto Federal de Goiás puderam dialogar com representações nativas de duas terras indígenas, com perspectivas não muito diferentes sobre a manutenção das tradições culturais, religiosas e linguísticas.

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Biografia do Autor

  • Raíssa Camargo Vilhena Pereira, Instituto Federal de Goiás

    Licenciada em Língua Portuguesa. Instituto Federal de Goiás - IFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

  • Alita Carvalho Miranda Paraguassú, Instituto Federal de Goiás

     Doutora em Estudos Linguísticos. Instituto Federal de Goiás - IFG, Goiânia, Goiás, Brasil. Departamento1/ área de linguagens do IFG.

  • Nunes Xavier da Silva, Universidade Federal do Tocantins

    Doutorando em Ensino de Língua e Literatura. Universidade Federal do Tocantins – UFT, Araguaína, Tocantins, Brasil.

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Publicado

2021-11-16

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Formação prática de professores: visita técnica às aldeias Buridina e Bdèburè em Aruanã – Go. (2021). LínguaTec, 6(2), 159-166. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5483