A literatura e o desenvolvimento da consciência crítica: um estudo sobre os impactos da leitura de "Redemoinho em Dia Quente" na equipe executora de um projeto de extensão
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5475Resumo
Este artigo busca investigar o papel da literatura no desenvolvimento da consciência crítica (FREIRE, 1989). Mais especificamente, objetivamos compreender os efeitos da leitura de uma obra literária entre os participantes da equipe executora do projeto de extensão “Nas Entrelinhas: literatura de autoria feminina no presídio feminino de Itajaí - SC” do Instituto Federal de Santa Catarina. Para tanto, realizamos uma entrevista semiestruturada por meio de um grupo focal que incluiu discentes, docentes e voluntários do projeto. O objetivo deste encontro foi de dialogar e refletir - a partir de perguntas norteadoras desenvolvidas pelos pesquisadores - sobre o livro “Redemoinho em dia quente”, de Jarid Arraes (2019). O encontro do grupo focal foi gravado e as falas dos participantes foram transcritas. A partir de uma análise temática dos dados, foi possível identificar oito temas emergentes que evidenciam aspectos importantes sobre a interação dos participantes com a obra. De forma geral, pudemos perceber que (1) os participantes puderam refletir sobre sua vida e sobre questões sociais a partir da leitura da obra, e que (2) o próprio encontro de discussão oportunizou, por meio do diálogo e da troca, a possibilidade de expandir visões e reflexões sobre os temas suscitados pela leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Matias Collaço Scolaro, Leonardo da Silva, Lavinya Carrazoni Fagundes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).