A importância da leitura na infância para a formação do sujeito leitor no contexto da realidade tecnológica digital

Autores

  • Caroline Kretzmann Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0001-5578-6475
  • Juliana Cristina Crespo Genaro Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Karina Pacheco dos Santos Vander Broock Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5466

Resumo

Este artigo aborda a importância da leitura na infância para a formação do jovem leitor, utilizando como ferramenta nesse processo as tecnologias digitais. Com a expansão da internet e o desenvolvimento de ferramentas e aplicativos, tem-se acesso a grande quantidade de textos e informações, o que pode permitir maior número de leituras. Mas isso não significa ler com mais qualidade, capacidade de análise e compreensão crítica. O Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) 2018 constatou que o brasileiro tem dificuldades para atingir o nível de proficiência em leitura e escrita. E o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) 2018 divulgou que o brasileiro tem baixa proficiência em leitura comparado com estudantes de outros países. Esse contexto levou à investigação de como o ensino e a aprendizagem de leitura na infância são importantes para a formação do jovem leitor, utilizando as tecnologias digitais como ferramentas nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir da qual verificou-se que ler é uma atividade complexa de interação e produção de sentidos (SOLÉ, 1998; DELL’ISOLA, 2001; KOCH; ELIAS, 2006). E as estratégias que permitem a condução dessa prática precisam ser ensinadas, não sendo uma aquisição espontânea e individual. Assim, o cotidiano das crianças, inseridas ou não em processo escolar, precisa ser constituído por práticas de desenvolvimento dos multiletramentos, incluindo o digital (SOARES, 2002; RIBEIRO, 2006; XAVIER, 2011; COSCARELLI, 2017). Os nativos digitais apresentam certa facilidade com o uso de ferramentas tecnológicas, a partir das quais podem aperfeiçoar a leitura não apenas de signos linguísticos, mas também de recursos audiovisuais. Portanto, nos ambientes familiar e escolar, cabe o incentivo ao uso de programas, jogos e aplicativos de qualidade, com mediadores de leitura que conheçam e compreendam os recursos digitais, propiciando o uso construtivo por parte dos leitores em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Kretzmann, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Letras Português - Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2004). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (PUCPR, 2006). Mestre em Educação (PUCPR, 2008), com a defesa do tema: "A produção do conhecimento na leitura e na escrita na formação de professores em cursos de Pós-graduação stricto sensu". Tem experiência como docente de Língua Portuguesa e Produção de Textos no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é professora assistente na PUCPR, onde atua na graduação ministrando as disciplinas de Leitura e Escrita de Textos Técnicos e Científicos, Revisão de Textos Escolares, Prática Profissional: Gêneros Textuais Didáticos, Prática Profissional: Modelos de Análise de Materiais Didáticos, Prática Profissional: Elaboração de Materiais Didáticos, Prática Profissional: Pesquisa no Ensino de Línguas e Prática Profissional: Pesquisa no Ensino de Letras. Coordenou o programa HNB - Habilidades do Núcleo Básico de Língua Portuguesa, implantado, pela PUCPR (2013), com o objetivo de aprimorar as habilidades básicas de leitura e escrita dos graduandos dessa instituição. Áreas de estudos e de atuação: gêneros textuais, leitura, escrita, ensino de língua portuguesa e formação docente inicial e continuada.

Juliana Cristina Crespo Genaro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduadaem Letras Português –Inglês. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Minha primeira graduação foi no curso de Secretariado Executivo, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, obtive colação de grau em Janeiro de 2000. Trabalhei 20 anos como gerente de investimento e operadora de mercado de ações em algumas instituições bancárias, onde aprendi ser comunicativa, cumprir metas e ser resiliente, buscando sempre novos desafios. Em 2017 retomei os estudos com o objetivo de mudar minha carreira profissional, hoje tenho minha segunda graduação, licenciada em letras português-inglês, formação essa também pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, obtive a colação de grau em Março de 2021 e pretendo exercer o magistério em língua portuguesa e respectivas literaturas.

Karina Pacheco dos Santos Vander Broock, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestra em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Graduada em Letras-Português pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Especialista em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (2015). Linhas de pesquisa: linguagem e tecnologia, gêneros discursivos, multiletramentos, livros didáticos e ensino. Atuou nos projetos de pesquisa PIBID e PIBIC durante a graduação. Atualmente é professora do curso de Letras da PUCPR.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Kretzmann, C., Genaro, J. C. C., & Vander Broock, K. P. dos S. (2021). A importância da leitura na infância para a formação do sujeito leitor no contexto da realidade tecnológica digital. LínguaTec, 6(2), 84–99. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5466

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos