Para ler, escrever e compartilhar: a leitura literária hoje

Autores

  • Gabriella Pinheiro Lino Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5325

Resumo

A Literatura é uma substância ampla e abundante cuja composição movimenta uma aporia textual e contextual vasta. A compreensão, a extensão, a expressão e o conteúdo da arte literária, frutificam um campo de signos de valores discursivos férteis. Como efeito, no âmbito do ensino de Literatura, as práticas de leitura, escrita e compartilhamento de experiências evocam um ativismo comunicativo. Por isso, pode-se perceber a importância da Literatura no processo de formação dos indivíduos, como sujeitos leitores, escritores e intérpretes das diversas realidades do mundo. Considerando, principalmente, o contexto político e educacional do país, no qual a maioria dos indivíduos têm o primeiro contato com a Literatura na escola, compreende-se que as práticas pedagógicas dos mediadores da leitura literária, ou seja, dos professores, devem motivar os alunos, sobretudo ao ativismo leitor, a escrita expressiva e a interação comunicativa. As ações de aprendizagem, para que sejam significativas, precisam incentivar e ensinar o gosto e prazer pela leitura. Entretanto, devido aos desafios enfrentados pela educação brasileira, efetivar essas atividades em sala de aula não é uma tarefa simples. Esse texto objetiva pensar a mediação da leitura literária como prática coletiva que envolve os professores e alunos. Utilizamos, como aporte teórico, as proposições de Marisa Lajolo (1993) em relação à leitura literária e os impasses no âmbito do ensino, também as considerações de Adriana Demite Stephani e Robson Coelho Tinoco (2019), os quais propõem a mediação da leitura literária como um processo comunicativo e as sugestões de Edgar Roberto Kirchof (2016) para uma aprendizagem que contemple as transformações advindas da cultura digital como uma aliada na distribuição, na circulação e no ensino de Literatura. Apresenta-se uma proposta didática de aprendizagem de Literatura com o gênero infopoesia, baseada na pedagogia dos multiletramentos, proposta aos anos finais da década de noventa pelo Grupo de Nova Londres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Pinheiro Lino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda em Estudos Literários, Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Literários, Instituto Federal do Rio de Janeiro, RJ -Brasil. 
 
 

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Pinheiro Lino, G. (2021). Para ler, escrever e compartilhar: a leitura literária hoje. LínguaTec, 6(2), 15–29. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5325

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos