O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5295

Resumo

A presente narrativa apresenta uma proposta de trabalho interdisciplinar executada com duas turmas do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio que envolveu o ensino e a aprendizagem da escrita para fins acadêmicos. O trabalho buscou integrar o ensino de dois componentes da matriz curricular do curso: Língua Portuguesa, do núcleo de base comum, e Fitossanidade, do núcleo de base profissionalizante. A proposta culminou na elaboração de um trabalho final escrito, intitulado Doença de Estimação, em que os estudantes sistematizaram e incorporaram em um texto de caráter acadêmico os seus conhecimentos técnicos construídos ao longo de um semestre acerca de tópicos em Fitossanidade. A execução da proposta envolveu uma série de etapas articuladas, organizadas em torno de atividades de planejamento, de ensino e de avaliação. A experiência aponta para a importância de atividades interdisciplinares na construção de uma aprendizagem significativa, especialmente para a produção escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Kanitz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

É graduada em Letras - Português/Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui mestrado em Letras/Linguística Aplicada pela mesma universidade (2013). Ao longo de sua formação acadêmica, atuou como monitora das disciplinas curriculares obrigatórias de Morfologia e Sintaxe (2006 a 2007) e, pelo período de três anos (2007/2-2010/1), como bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-UFRGS) na área de Linguística Aplicada. Durante o mestrado, foi bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Atuou na educação básica pública e privada (municipal e estadual) de 2009 a 2016. Em 2016, ingressou na rede federal de ensino técnico e tecnológico, onde atualmente é docente da área de Letras - Língua Portuguesa/Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Atua no curso superior em Letras, ministrando disciplinas de Morfologia e Sintaxe. Possui interesse pelos seguintes temas: ensino de língua materna, ensino e aprendizagem de escrita e produção conjunta de conhecimento. 

Marcus André Kurtz Almança, IFRS - Campus Bento Gonçalves

Doutor em Fitotecnia com ênfase em Fitossanidade. Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Kanitz, A., & Almança, M. A. K. (2021). O ensino e a aprendizagem da escrita orientada por uma proposta de trabalho interdisciplinar: integrando conteúdos da formação básica e profissional. LínguaTec, 6(2), 207–222. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5295

Edição

Seção

Narrativas de ensino