“O espaço da literatura em sala de aula”: Diferentes abordagens do trabalho com o texto literário na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5148Resumo
A constante formação de professores de Língua Portuguesa da Educação Básica no que diz respeito às múltiplas abordagens do texto literário é fundamental para que estes profissionais possam pautar sua atuação por estratégias eficazes no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste relato de experiência é apresentar a ação de extensão “O espaço da literatura na sala de aula”, ocorrida no segundo semestre de 2020 no âmbito do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Sabemos que não basta à escola apresentar diferentes discursos e possibilitar o contato com diversas manifestações artísticas para que o aluno desenvolva seu letramento crítico. O papel da leitura literária no espaço escolar deve ir além da fruição estética e do entretenimento, buscando explorar diferentes tipos de textos, superar barreiras de leitura e ir além do senso comum. Ao discutir a multiplicidade de abordagens do estudo do texto literário em sala de aula na rede básica, esta ação fomentou um rico debate entre participantes de todo o país. Foi possível perceber que existe uma carência em discussões desta área, e que futuras ações semelhantes seriam extremamente favoráveis tanto para os docentes quanto para os graduandos (e futuros docentes) da área de Letras.
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Copyright (c) 2021 Amalia Cardona Leites, Alyssa Dillenburg Michalski, Juliana de Andrade Missio
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