Questionando histórias únicas: ensino de inglês como língua adicional em uma escola técnica

Autores

  • Raquel Bevilaqua Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria
  • Cândida Martins Pinto Universidade Federal de Santa Maria - Colégio Politécnico da UFSM

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5023

Resumo

Uma história única pode ser definida como uma versão limitante de eventos. Seu poder limitante e hegemônico influencia o modo como o mundo é representado por meio de palavras e imagens, e isso pode influenciar identidades e interações sociais. A autora nigeriana Chimanda Ngozi Adichie (2009) explica que histórias únicas criam e reforçam estereótipos. Portanto, refletir sobre elas a partir de uma perspectiva discursiva deveria ser um dos objetivos da educação linguística ministrada em escolas (GARCEZ, 2008; SCHLATTER, 2009). Neste texto, reportamos uma experiência pedagógica com estudantes de inglês como língua adicional em uma escola profissionalizante, durante a pandemia de Covid-19. A partir da perspectiva da abordagem do Letramento Crítico (JORDÃO, 2013), os(as) estudantes foram encorajados a identificar, analisar e desafiar as histórias únicas reveladas por Adichie (2009) e aquelas as quais eles/elas têm ouvido durante suas vidas. Como resultado, os(as) estudantes produziram histórias curtas sobre várias e diferentes histórias únicas que têm permeado suas diferentes interações sociais. Seus textos foram publicados no formato de um e-book no qual os(as) estudantes compartilham suas reflexões com leitores em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Bevilaqua, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Linguagens do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Letras, com foco em Linguística Aplicada, pela UFSM. Temas de interesse: Multiletramentos, Letramento Crítico, Inglês para fins específicos.

Cândida Martins Pinto, Universidade Federal de Santa Maria - Colégio Politécnico da UFSM

Possui Doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2015), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Graduação em Letras - Licenciatura Plena Inglês Português pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). É professora do Colégio Politécnico da UFSM, atuando como docente em cursos de nível médio, técnico e tecnológico. Realiza pesquisas na área de (Multi)Letramentos e ensino de Língua Portuguesa. 

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

Bevilaqua, R., & Martins Pinto, C. (2021). Questionando histórias únicas: ensino de inglês como língua adicional em uma escola técnica. LínguaTec, 6(2), 193–206. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n2.5023

Edição

Seção

Narrativas de ensino