Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS

Autores

  • Nathália Luísa Giraud Gasparini Instituto Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3666-0134
  • Sandra Romero Silveira Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Lara Batista Barella Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4971

Resumo

O presente relato narra as ações do projeto de ensino Leia + Mulheres Restinga, realizado no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Edital nº 68/2019 de fomento interno a projetos de ensino dessa instituição, realizado entre setembro de 2020 e março de 2021. O projeto teve como objetivo fomentar a leitura de obras escritas por
mulheres. As atividades consistiram em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo grupo proponente e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos dos cursos do campus. Ao longo deste relato, justificamos a necessidade de promover essas obras em nosso contexto escolar e narramos o percurso da criação do projeto. Depois, descrevemos as ações que promovemos, para, em sequência, detalhar como foram planejados e realizados os encontros de discussão das obras selecionadas. Por último, tecemos uma reflexão sobre como essas ações foram importantes tanto para a formação das estudantes bolsistas quanto para a comunidade escolar no sentido de promover o letramento literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Luísa Giraud Gasparini, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Estudos da Linguagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Sandra Romero Silveira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica da Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Lara Batista Barella, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do Curso Técnico em Lazer integrado ao Ensino Médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

Giraud Gasparini, N. L., Romero Silveira, S., & Batista Barella, L. . (2021). Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS. LínguaTec, 6(1), 84–99. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4971

Edição

Seção

Relatos de experiência