Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS

Autores

  • Nathália Luísa Giraud Gasparini Instituto Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3666-0134
  • Sandra Romero Silveira Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Lara Batista Barella Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4971

Resumo

O presente relato narra as ações do projeto de ensino Leia + Mulheres Restinga, realizado no campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, financiado pelo Edital nº 68/2019 de fomento interno a projetos de ensino dessa instituição, realizado entre setembro de 2020 e março de 2021. O projeto teve como objetivo fomentar a leitura de obras escritas por
mulheres. As atividades consistiram em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo grupo proponente e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos dos cursos do campus. Ao longo deste relato, justificamos a necessidade de promover essas obras em nosso contexto escolar e narramos o percurso da criação do projeto. Depois, descrevemos as ações que promovemos, para, em sequência, detalhar como foram planejados e realizados os encontros de discussão das obras selecionadas. Por último, tecemos uma reflexão sobre como essas ações foram importantes tanto para a formação das estudantes bolsistas quanto para a comunidade escolar no sentido de promover o letramento literário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nathália Luísa Giraud Gasparini, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

    Mestra em Estudos da Linguagem. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Sandra Romero Silveira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

    Acadêmica da Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

  • Lara Batista Barella, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

    Estudante do Curso Técnico em Lazer integrado ao Ensino Médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Leia + Mulheres Restinga: projeto de incentivo à leitura de obras escritas por mulheres no IFRS. (2021). LínguaTec, 6(1), 84-99. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4971