Cardápio educativo no Instituto Federal de Rondônia: prática do ensino da Língua Espanhola no Campus Jaru
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4926Resumo
Na tentativa de contribuir para o debate pedagógico que traga à tona práticas de um professor do Ensino Técnico-Médio de Alimentos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Jaru, este estudo apresenta ações pedagógicas de espanhol, inspirado em estudos dos pesquisadores, como Fiorin (2008) e Bakhtin (1999) sobre a linguagem, o ensino de língua estrangeira moderna e os documentos oficiais da educação. O Cardápio Educativo entende que a língua se movimenta na vida dos sujeitos através dos enunciados concretos que a realizam, abrindo portas para reflexões iniciais de uma pesquisa de mestrado, em uma universidade rondoniense. Quais são os desafios a serem enfrentados pelos educadores para refletir sobre o ensino da língua espanhola e a formação dos discentes? As práticas pedagógicas com a língua estrangeira pedem passagem para a formação humana no Ensino Profissional. Na interação em diferentes instituições sociais, o educando aprende as formas de funcionamento das línguas no ambiente plurilinguístico da Região Amazônica. Marcuschi (2006), Bakhtin (2012), Candau (2012) e Hall (2013) ajudam-nos a refletir que os diálogos entre a linguagem e a vida nascem nas práticas sociais, o que nos permite abordar a discussão sobre o ensino do espanhol na última etapa da Educação Básica da Amazônia Ocidental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Robson Fonseca Simões, Osvaldo Homero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).