Cardápio educativo no Instituto Federal de Rondônia: prática do ensino da Língua Espanhola no Campus Jaru

Autores

  • Robson Fonseca Simões UNIR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA https://orcid.org/0000-0003-0046-9549
  • Osvaldo Homero IFRO/ INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA/ CAMPUS JARU

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4926

Resumo

Na tentativa de contribuir para o debate pedagógico que traga à tona práticas de um professor do Ensino Técnico-Médio de Alimentos do Instituto Federal de Rondônia, Campus Jaru, este estudo apresenta ações pedagógicas de espanhol, inspirado em estudos dos pesquisadores, como Fiorin (2008) e Bakhtin (1999) sobre a linguagem, o ensino de língua estrangeira moderna e os documentos oficiais da educação. O Cardápio Educativo entende que a língua se movimenta na vida dos sujeitos através dos enunciados concretos que a realizam, abrindo portas para reflexões iniciais de uma pesquisa de mestrado, em uma universidade rondoniense. Quais são os desafios a serem enfrentados pelos educadores para refletir sobre o ensino da língua espanhola e a formação dos discentes? As práticas pedagógicas com a língua estrangeira pedem passagem para a formação humana no Ensino Profissional. Na interação em diferentes instituições sociais, o educando aprende as formas de funcionamento das línguas no ambiente plurilinguístico da Região Amazônica. Marcuschi (2006), Bakhtin (2012), Candau (2012) e Hall (2013) ajudam-nos a refletir que os diálogos entre a linguagem e a vida nascem nas práticas sociais, o que nos permite abordar a discussão sobre o ensino do espanhol na última etapa da Educação Básica da Amazônia Ocidental.

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Biografia do Autor

  • Robson Fonseca Simões, UNIR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

    Pós-Doutorado em Educação. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

  • Osvaldo Homero, IFRO/ INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA/ CAMPUS JARU

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional da UNIR/ Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Letras - Português e Espanhol - Faculdades Integradas de Ariquemes (2013) Especialista em Metodologia do Ensino Superior -Universidade Federal de Rondônia (2000) e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Chile (1989). Atualmente é professor de ensino Básico,Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

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Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Cardápio educativo no Instituto Federal de Rondônia: prática do ensino da Língua Espanhola no Campus Jaru. (2021). LínguaTec, 6(1), 109-123. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4926