Momento Duolingo: um projeto do Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4905Resumo
A pesquisa teve como objetivo a análise do uso do aplicativo Duolingo como elemento que contribui para a aprendizagem de língua inglesa, com estudantes do Ensino Médio do Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná. A motivação do estudo foi a análise da evolução dos alunos fazendo uso de uma ferramenta alternativa ao estudo tradicional de sala de aula, por meio de um software educativo gamificado. A escolha do aplicativo em questão se deu por evidências fundamentadas em pesquisas de que há efetividade na aprendizagem por meio dessa ferramenta. Com início em abril de 2019, o projeto teve a adesão de 81 alunos. Por meio de uma ferramenta do aplicativo, os discentes compartilhavam seu progresso em uma sala virtual criada para o projeto. Ao longo do processo, percebeu-se a ferramenta como um elemento de motivação dos alunos, especialmente por conta do caráter de competição gerado pelo aplicativo. Por outro lado, relatos informais negativos dos alunos se embasaram principalmente em críticas ao caráter repetitivo das lições, que as deixaria “maçantes”. O andamento do projeto foi apresentado na Mostra Científica do Campus, com a apresentação de um aluno do campus, reforçando o caráter científico do projeto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana Pereira Jasinski Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).