Momento Duolingo: um projeto do Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4905

Resumo

A pesquisa teve como objetivo a análise do uso do aplicativo Duolingo como elemento que contribui para a aprendizagem de língua inglesa, com estudantes do Ensino Médio do Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná. A motivação do estudo foi a análise da evolução dos alunos fazendo uso de uma ferramenta alternativa ao estudo tradicional de sala de aula, por meio de um software educativo gamificado. A escolha do aplicativo em questão se deu por evidências fundamentadas em pesquisas de que há efetividade na aprendizagem por meio dessa ferramenta. Com início em abril de 2019, o projeto teve a adesão de 81 alunos. Por meio de uma ferramenta do aplicativo, os discentes compartilhavam seu progresso em uma sala virtual criada para o projeto. Ao longo do processo, percebeu-se a ferramenta como um elemento de motivação dos alunos, especialmente por conta do caráter de competição gerado pelo aplicativo. Por outro lado, relatos informais negativos dos alunos se embasaram principalmente em críticas ao caráter repetitivo das lições, que as deixaria “maçantes”. O andamento do projeto foi apresentado na Mostra Científica do Campus, com a apresentação de um aluno do campus, reforçando o caráter científico do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pereira Jasinski Vieira, Instituto Federal do Paraná

Professora de Língua Inglesa do Instituto Federal do Paraná - Campus Pinhais. Mestre em Linguística.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Como Citar

Vieira, L. P. J. (2021). Momento Duolingo: um projeto do Campus Pinhais do Instituto Federal do Paraná. LínguaTec, 6(1), 100–108. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4905

Edição

Seção

Narrativas de ensino