O uso da rede social Weibo na melhoria do domínio do sistema flexional em Português pelos aprendentes chineses
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4790Resumo
Sendo uma língua radicalmente diferente da sua primeira língua, os aprendentes chineses normalmente demonstram algumas dificuldades durante a aprendizagem inicial de português, especialmente em relação à flexão que não existe naquela. Considerando a popularização das redes sociais dentre a comunidade juvenil, aproveitamos a plataforma de microblogue de origem chinesa Weibo para criar um ambiente virtual de interação entre estudantes chineses e falantes nativos da língua portuguesa. Duas intervenções respectivamente com cinco estudantes portuguesas de mandarim e uma leitora portuguesa de Português Língua Estrangeira foram realizadas nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020 com os objetivos principais de entender as suas maiores dificuldades causadas pelos conceitos lingüísticos adquiridos na sua língua materna durante a aprendizagem e identificar a influência trazida pela interação com os falantes nativos durante quatorze semanas no domínio do sistema flexional na língua portuguesa, nomeadamente, concordância verbal, formação dos tempos e modos verbais e concordâncias nominais de gênero e de número pelos aprendentes. Posteriormente, erros cometidos durante as atividades foram analisados consoante a ferramenta MaxQDA. De acordo com os resultados obtidos, alguns participantes chineses demonstraram um progresso no uso dos tempos e modos verbais e na concordância nominal de número, evidenciando as potencialidades da aplicação da rede social como uma abordagem possível para reforçar o domínio da flexão da língua portuguesa pelos falantes chineses iniciantes. Ainda assim, os estudantes revelaram certas dificuldades na aprendizagem, especialmente quanto aos conceitos que não existem no sistema linguístico da sua primeira língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Yuxiong Zhang, António Moreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).