A construção de um glossário bilíngue como auxiliar na retenção de vocabulário em um curso de inglês instrumental de curta duração
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4748Resumo
Este relato apresenta uma experiência de ensino de vocabulário através da construção de um glossário bilíngue, em uma turma de inglês instrumental. O curso foi parte do projeto intitulado FicEmCasa do IFCE, surgido a partir da situação de isolamento social provocada pela chegada do novo coronavírus ao Brasil. Esse fato impediu aulas de forma presencial e
impulsionou a criação de novos cursos, dessa vez a distância. Por ser de curta duração (40h), e ter como foco central o conhecimento de vocabulário na língua estudada, a construção de um glossário bilíngue colaborativo foi vista como uma maneira de aumentar a retenção de novas palavras pelos estudantes. O recurso é defendido pela abordagem explícita de ensino de vocabulário que serviu de aporte para a atividade. Ao final do curso, os alunos concluíram o glossário proposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cândida Salete Rodrigues Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).