A construção de um glossário bilíngue como auxiliar na retenção de vocabulário em um curso de inglês instrumental de curta duração

Autores

  • Cândida Salete Rodrigues Melo IFCE

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4748

Resumo

Este relato apresenta uma experiência de ensino de vocabulário através da construção de um glossário bilíngue, em uma turma de inglês instrumental. O curso foi parte do projeto intitulado FicEmCasa do IFCE, surgido a partir da situação de isolamento social provocada pela chegada do novo coronavírus ao Brasil. Esse fato impediu aulas de forma presencial e
impulsionou a criação de novos cursos, dessa vez a distância. Por ser de curta duração (40h), e ter como foco central o conhecimento de vocabulário na língua estudada, a construção de um glossário bilíngue colaborativo foi vista como uma maneira de aumentar a retenção de novas palavras pelos estudantes. O recurso é defendido pela abordagem explícita de ensino de vocabulário que serviu de aporte para a atividade. Ao final do curso, os alunos concluíram o glossário proposto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cândida Salete Rodrigues Melo, IFCE

    Mestre em Linguística Aplicada. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

A construção de um glossário bilíngue como auxiliar na retenção de vocabulário em um curso de inglês instrumental de curta duração. (2021). LínguaTec, 6(1), 70-83. https://doi.org/10.35819/linguatec.v6.n1.4748