Tecnologias digitais, leitura e produção textual: contextualizando discussões a partir do uso do blog em uma experiência de ensino
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4618Resumo
São apresentadas neste relato de experiência algumas considerações observadas em uma prática de ensino, realizada nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma de 9º ano, em uma escola da rede pública municipal. A prática teve a finalidade de usar o blog como tecnologia digital para desenvolver habilidades de leitura e produção textual, através dos gêneros reportagem e comentário. Sendo assim, as considerações estão centradas no desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, priorizando as possibilidades de articulação de múltiplos elementos de linguagem no uso do blog para a interação, sem deixar de problematizar fatores como a desigualdade social, que exclui muitas pessoas desse uso. Essa experiência evidenciou aspectos primordiais, tais como o fato de que os estudantes estão habituados a utilizar algumas tecnologias e possuem dificuldade em manipular outras que são consideradas básicas. Houve um grande ganho na compreensão do processo de articulação de diferentes recursos de linguagem e sua produção de sentidos. Ressalta-se a tomada de consciência necessária ao pensamento crítico e a autonomia, inerentes às práticas sociais nos/dos espaços virtuais, que também são modos de agir no mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Lilian Lemos Menegaro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).