Tecnologias digitais, leitura e produção textual: contextualizando discussões a partir do uso do blog em uma experiência de ensino

Autores

  • Lilian Lemos Menegaro Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4618

Resumo

São apresentadas neste relato de experiência algumas considerações observadas em uma prática de ensino, realizada nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma de 9º ano, em uma escola da rede pública municipal. A prática teve a finalidade de usar o blog como tecnologia digital para desenvolver habilidades de leitura e produção textual, através dos gêneros reportagem e comentário. Sendo assim, as considerações estão centradas no desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, priorizando as possibilidades de articulação de múltiplos elementos de linguagem no uso do blog para a interação, sem deixar de problematizar fatores como a desigualdade social, que exclui muitas pessoas desse uso. Essa experiência evidenciou aspectos primordiais, tais como o fato de que os estudantes estão habituados a utilizar algumas tecnologias e possuem dificuldade em manipular outras que são consideradas básicas. Houve um grande ganho na compreensão do processo de articulação de diferentes recursos de linguagem e sua produção de sentidos. Ressalta-se a tomada de consciência necessária ao pensamento crítico e a autonomia, inerentes às práticas sociais nos/dos espaços virtuais, que também são modos de agir no mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Tecnologias digitais, leitura e produção textual: contextualizando discussões a partir do uso do blog em uma experiência de ensino. (2020). LínguaTec, 5(2), 393-407. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4618