Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema

Autores

  • Lafayette Batista Melo IFPB
  • Tatiana Melbe da Costa IFPB

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4607

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar os resultados da aplicação de jogos educativos em uma turma do ensino fundamental como metodologia de ensino, na área de Língua Portuguesa, e com o conteúdo de reforma ortográfica. Tal escolha ocorreu para investigar como diferentes aplicativos que tratam de um mesmo tema podem ser usados diferentemente, explorando diversas orientações pedagógicas e sendo avaliados segundo critérios de apresentação, usabilidade e conteúdo relacionado. Através da aplicação de um questionário com os alunos foi constatada a necessidade de inserir os jogos como forma de ensino para melhorar a aprendizagem em sala de aula, mas também observou-se a possibilidade de aproveitar cada um dos aplicativos conforme as condições de uso e o grupo de alunos – ou seja, os critérios de avaliação trazem a possibilidade de verificar qual aplicativo poderia ser mais bem usado, conforme fatores como funcionalidades disponíveis, facilidade de instalação e uso simultâneo por vários alunos.

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Publicado

2020-11-20

Como Citar

Melo, L. B., & Melbe da Costa, T. . (2020). Aplicativos em sala de aula para o ensino de português: aproveitamento de diferentes possibilidades para um mesmo tema. LínguaTec, 5(2), 380–392. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4607

Edição

Seção

Narrativas de ensino