O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4604Resumo
Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso das redes de compartilhamento de informações, muitos recursos digitais têm se tornado potenciais instrumentos educacionais. Na aula de línguas, abrem-se possibilidades múltiplas de utilização de textos multimodais em suporte digital em diferentes serviços, tais como páginas web, vídeos em streaming, podcasts, entre outros. Os trailers de filmes, por exemplo, antes restritos às telas dos cinemas e à televisão, propagaram-se pelos ambientes virtuais diversificados, como as redes sociais, comportando-se como uma forma de linguagem dentro de determinados gêneros. Dentro de uma abordagem dos Gêneros Textuais, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise preliminar de trailers como gênero textual, especificamente de animações infanto-juvenis, realizada por meio do modelo de análise proposto por Bronckart (2008, 2012 [2007]) no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Foram analisados os trailers “Divertida Mente” e “Ralph quebrando a Internet”, em seu contexto físico e sociossubjetivo de produção, e na infraestrutura geral do texto, constituído por plano geral, tipos de discurso e sequências mobilizadas no texto. Os resultados dos dados de análise trazem elementos contextuais e textuais para a caracterização do gênero estudado à luz das categorias ISD e têm potencial uso na sequência didática para o ensino de inglês com base em gêneros de textos digitais multimodais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Natalia Molan Cruzado, Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Anise Abreu Gonçalves D’Orange Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).