Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4597Resumo
O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira, Rafael Stoppa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).