Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade.

Autores

  • Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira IFSP
  • Rafael Stoppa Instituto Federal de São Paulo campus São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4597

Resumo

O presente relato narra as atividades e as reflexões fomentadas pelo projeto “Literatura: Narrativas Distópicas e um olhar para o presente”, desenvolvido para atender a chamada do Edital 04 de CBT - Seleção de Projetos de Extensão 2018 do departamento de extensão do Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão. O projeto debruçou-se na leitura de três obras literárias: A Revolução dos Bichos (ORWELL, 1984 [1945]), Fahrenheit 451 (BRADBURY, 1993 [1953]) e Minority Report (DICK, 2012 [1956]), para debater a atualidade dos temas propostos pelos autores e desenvolver no Campus uma cultura baseada no ideário dos clubes de leitura, que, além de promover o hábito de ler, também contribui para formação de vínculos de comunidade. No presente relato, ainda serão discutidos aspectos que englobam o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), destacando os efeitos positivos (MODESTO, 2016) e negativos (ZUBOFF, 2019) do uso de redes sociais para fins acadêmicos, e conceitos fundamentais para estudos literários propostos por Candido (1972) e Tinoco (2010).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Stoppa, Instituto Federal de São Paulo campus São Paulo

    Docente da área de Português do Instituto Federal de São Paulo. Mestre em Linguística junto ao Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Lingüística Geral da Universidade de São Paulo, com ênfase em estudos variacionistas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português pela USP. Na iniciativa privada, trabalhou como professor de Língua Portuguesa, Redação e Literatura em colégios e cursinhos preparatórios para vestibular. Atualmente, na Rede Federal, ministra aulas em licenciaturas, ensino médio e EJA; atua em projetos de extensão, orientação de IC e integra os grupos de pesquisa ELIN e ELIT, ambos do IFSP.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Narrativas distópicas e um olhar para o presente: um projeto de leitura para pensar a contemporaneidade . (2020). LínguaTec, 5(2), 282-295. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4597