Litoral Libras: plataforma virtual da Língua Brasileira de Sinais com foco nas variações linguísticas do litoral norte gaúcho para a promoção da acessibilidade entre surdos e ouvintes
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4596Resumo
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) configura-se como uma língua legítima e genuína como as demais, diferindo apenas por sua modalidade gestual-visual (GESSER, 2010). Assim, ela não apresenta unidade e sofre variações. No litoral norte gaúcho, essas diferenciações são também perceptíveis e marcantes. Observou-se que a comunidade surda local apresentava uma crescente demanda por materiais de pesquisa e estudos da Libras específicos à região. Desta forma, este trabalho objetivou o desenvolvimento de uma plataforma virtual de aprendizagem, contendo um glossário com sinais utilizados na região e que levam em consideração as variações linguísticas locais, além de materiais teóricos e informativos acerca desta língua e comunidade. A presente pesquisa, de caráter exploratório, dividiu-se em duas etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Nesse último, foi-se a campo com a finalidade de reunir-se com cinco sujeitos surdos de diferentes cidades da região, a fim de recolher o registro da forma como cada um realizava sinais presentes em quatro listas semânticas. Posteriormente, realizou-se a análise quanto às variantes linguísticas das listas, buscando identificar as variações presentes na sinalização do território em relação ao restante do estado e país, além de averiguar-se quais os sinais mais utilizados no litoral norte gaúcho para tais palavras analisadas, objetivando-se compor o glossário disponibilizado na plataforma. Concluídas as análises, foi possível constatar a presença de variações linguísticas em todas as quatro listas semânticas, bem como nos três níveis geográficos investigados (regional, estadual e nacional). Reafirmou-se, assim, a necessidade de materiais produzidos para a região, como a plataforma Litoral Libras, auxiliando a promoção da acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Aline Dubal Machado, Ingrid Gonçalves Caseira, Ana Clara Jardim da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).