Círculo de leitura e cultura científica: relato de projeto para estímulo à leitura e ao letramento científico
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4590Resumo
A educação científica é um tema central no debate educacional contemporâneo. Sua importância gira em torno da promoção do letramento literário e científico, do interesse pela ciência e de uma ressignificação do conhecimento científico a partir da experiência dos jovens estudantes. Neste trabalho apresentamos um relato de experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão de leitura e discussão de textos de ficção científica em uma escola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O referido projeto, intitulado "Círculo de Leitura e Cultura Científica", foi desenvolvido pelos docentes do IFB, Campus Recanto das Emas, e nasceu em 2019, contando, atualmente, com a participação de cinco docentes de diferentes áreas do conhecimento, a saber: Audiovisual, Biologia, Filosofia, História e Letras. As reuniões do "Círculo de Leitura" almejam ser conversas abertas e naturais sobre livros, com espaço para digressões e conexões com a experiência pessoal dos participantes e saberes científicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Kaiser Dias Schwarcz, Josias Freire, Bruno Oliveira Tardin, Bárbara de Barros Fonseca, Gaia Schüler Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).