Duolingo for Schools: avaliando o uso de uma ferramenta com traços de gamificação no IFCE
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4545Resumo
Partindo do princípio de que a maioria dos alunos ainda não reconhece a importância de saber inglês nos dias atuais, o que contribui para a marginalização dessa disciplina em meio às demais do currículo, este projeto examinou a eficácia da tentativa de engajar os estudantes no aprendizado dessa língua por meio da ferramenta Duolingo em um dos campi[1] do interior do estado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, sob a ótica de Pimenta et al. (2016), Marzari e Gehres (2015) e Sabota e Pereira (2017). Além de ser gratuita e divertida, essa ferramenta permite ao docente acompanhar o progresso dos aprendizes através do Duolingo for Schools e designar atividades que podem ser resolvidas em sala ou em casa. A pesquisa foi predominantemente exploratória, com traços descritivos. O estudo foi realizado com todos os alunos que já cursaram as disciplinas de Inglês Instrumental do campus que aceitaram colaborar (33 discentes). Quanto à forma de implementação da ferramenta: primeiramente, a professora criou sua conta no Duolingo for Schools e as respectivas salas para suas turmas. Ao fim do semestre, os sujeitos responderam a um questionário com perguntas sobre: (a) Perfil Discente e (b) Duolingo. Observou-se que 55% dos participantes considerou a língua importante para sua formação acadêmica, visto que o mercado de trabalho está cada vez mais globalizado; 94% deles falou que já conhecia o Duolingo; 91% relatou que gostava de jogar devido a sua praticidade e que foi possível aprender novas palavras, como cidades, verbos e objetos. Com tal projeto, podemos concluir que o Duolingo possivelmente favoreceu a aprendizagem da língua inglesa pelos participantes. Espera-se que esta pesquisa tenha proporcionado a exposição dos alunos a recursos úteis na aprendizagem de inglês.
[1] Campus Limoeiro do Norte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karlucy Farias de Sousa, Francisco Rodrigues de Lima Neto, Nukácia Meyre Silva Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).