Era multimodal e tecnológica: que recursos utilizar no ensino de línguas estrangeiras/adicionais?

Autores

  • Carolina Favaretto Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudia Cristina Ferreira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4539

Resumo

O desenvolvimento tecnológico tem promovido mudanças significativas na sociedade, tornando cada vez mais recorrente a utilização de diversos recursos e mídias digitais para o desenvolvimento da comunicação. Consequentemente, o ensino de línguas estrangeiras/adicionais tem se beneficiado dessas transformações, oportunizando reflexão de experiências favoráveis ao ensino, para alcançar maior efetividade e melhor qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Nesse viés, este estudo tem por objetivo dialogar sobre conceitos e sugerir ações pedagógicas envolvendo tecnologia e multimodalidade no ensino de língua como prática social (ZAVALA, 2018). Para isso, são apresentados conceitos de letramento digital (LOPES, 2012; XAVIER, 2011), bem como de multimodalidade (COPE; KALANTZIS, 2000; ROJO, 2009), linguagem para a formação cultural e humana, bem como sobre a aplicação de recursos tecnológicos (LEFFA, 2016; MORAN, 2015) em atividades de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais. Concluímos, com este estudo, que o letramento digital e a pedagogia dos multiletramentos permitem aos professores realizarem práticas pedagógicas diferenciadas, levando os alunos a otimizarem as habilidades linguísticas de maneira crítica e social, a fim de alcançar os objetivos propostos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Cristina Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

    Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – 1995), graduação em Letras Anglo-portuguesas pelas Faculdades Integradas de Naviraí (FINAV – 1998), graduação em Letras Hispano-portuguesas pela Faculdade Paranaense (FACCAR – 2004). Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1998); Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1999); Especialização em Língua Inglesa (UEL – 2000); Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras (UEL – 2001-2002); Especialização em Contação de Histórias e Literatura Infantil e Juvenil pela FATUM/UNIFIL (2016-2018). É Mestre em Letras (UEL – 2002) e doutora em Estudos da Linguagem (UEL – 2007). Possui pós-doutoramento em Estudos da Tradução (2019-2020) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora na graduação de Letras Espanhol no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL desde 2007. Atua, ainda, na pós-graduação lato (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras; Especialização de Inglês para Crianças; Especialização de Espanhol: Língua, Literatura e Metodologia) e stricto sensu (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas – MEPLEM). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Laboratório de Línguas e Coordenadora da Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras da UEL. Coordena, também, os seguintes projetos integrados na UEL: Tertúlias literárias sob a perspectiva da multimodalidade; Matizes culturais no processo de ensino e aprendizagem e na tradução: da teoria à prática. Foi Editora-chefe da Revista Semina Ciências Sociais e Humanas (UEL – 2015-2018). Foi membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: Entrelinhas (UEL – 2011) e Entretextos (UEL – 2006-2009). É consultora de diversos periódicos, dentre eles: Signum: Estudos da Linguagem (UEL – desde 2014); Estação Literária (UEL – desde 2016); Calidoscópio (UNISINOS – desde 2015); Language and culture acta scientiarum (UEM – desde 2019); Revista X (UFPR – desde 2019). Tem experiência na área de Línguas Estrangeiras/Adicionais, atuando e orientando, sobretudo, nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira/adicional, Fraseologia, Estudos da Tradução, Linguística Contrastiva, Análise de Material Didático, Multimodalidade e Literatura e Ensino.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Era multimodal e tecnológica: que recursos utilizar no ensino de línguas estrangeiras/adicionais?. (2020). LínguaTec, 5(2), 149-168. https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4539