Relato de experiência referente ao Estágio Supervisionado I: prática pedagógica em turmas do sétimo ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4531Resumo
Apresentamos, neste trabalho, um relato de experiência sobre a prática pedagógica realizada no decorrer da disciplina do Estágio Supervisionado I, do curso de Letras/Português do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. A prática foi realizada em três turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Domingos Perim, de Venda Nova do Imigrante – ES. Cabe mencionar que a dinâmica do estágio se divide em três eixos: a observação das aulas, a coparticipação e a regência de classe, totalizando uma carga horária de 60 horas. Durante todo o percurso, foram realizadas anotações que culminaram neste relato, que tem como objetivo analisar a vivência do estágio, mais precisamente a proposta de ensino realizada nos sétimos anos, bem como refletir sobre ele. Para tanto, utilizamos como aporte teórico-metodológico os pressupostos de Pimenta e Lima (2012), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2011) e Freire (2002). Concluímos que o Estágio Supervisionado é uma disciplina imprescindível no sentido de que possibilita a união entre a teoria aprendida no decorrer da graduação e a prática em sala de aula. Ademais, ao observar e refletir sobre a prática do professor regente, os estagiários começam a construir a sua identidade profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Viviana Leite Pimentel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).