A adaptação de um curso de inglês do formato EAD para o formato semipresencial: relato de uma experiência com o curso e-Tec Idiomas de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4468Resumo
O Programa e-Tec Idiomas Sem Fronteiras surgiu de uma demanda apresentada no Fórum de Relações Internacionais (FORINTER) por cursos de idiomas que capacitassem estudantes e servidores da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) a participar de projetos de mobilidade internacional e viabilizassem o processo de internacionalização em andamento nos Institutos Federais. Oferecido como curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) no campus São Paulo-Pirituba do IFSP, as principais modificações do curso em relação a sua proposta primeira foram a ampliação da carga horária de encontros presenciais e alterações na forma de atuação do formador – gradativamente, ao longo do curso, aproximando-se do papel tradicional do professor. O que apresentaremos aqui é um estudo de caso, de caráter descritivo e exploratório, com a análise de dados quantitativos e qualitativos. A heterogeneidade de formação dos alunos e a pouca familiaridade da maior parte deles com educação à distância estão entre as principais causas das modificações aludidas acima. Neste texto, traremos dados de oferta e uma síntese das experiências e das percepções dos professores de inglês do campus sobre os cursos do Programa e-Tec Idiomas ministrados e sobre a necessidade de adaptar a proposta original às demandas locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcelo Cizaurre Guirau, Teresa Helena Buscato Martins Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).