O ensino da literatura e suas perspectivas metodológicas no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4426Resumo
O ensino de literatura portuguesa, no Brasil, fundamental para a compreensão da matriz identitária sobre a qual foi moldado o caráter literário nacional, tem passando por processos que, em uma primeira instância, visam redefinir as políticas prioritárias em termos de formação básica, a partir dos novos redimensionamentos que, sobretudo, o ensino médio vem recebendo. Nessa perspectiva, objetivou-se investigar junto aos docentes de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (LPLB), que exercem suas atividades nos Institutos Federais de Ciência, Tecnologia e Educação, no Estado do Rio Grande do Sul, quais sejam, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul e Instituto Federal Farroupilha – IFFar, as metodologias utilizadas no ensino da literatura. Pretendeu-se verificar como os docentes de LPLB desenvolvem, em suas aulas, o ensino de literatura e, de que maneira, a tradição histórica da disciplina dialoga com questões como a formação do cânone nacional. A coleta de dados foi feita por intermédio da aplicação de um questionário eletrônico, constituído de questões objetivas e abertas, o qual buscou realizar um levantamento referente às metodologias aplicadas pelos docentes de LPLB, técnicas de ensino utilizadas e projetos desenvolvidos na área.
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