Estágio supervisionado: experiências e aprendizados por meio da atuação em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4374Resumo
O presente relato de experiência refere-se à disciplina de Estágio Supervisionado II – anos finais do ensino fundamental do curso de graduação em Licenciatura em Letras/Português do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Venda Nova do Imigrante – ES – e se constitui em uma síntese das observações e regência de sala de aula ocorridas durante o período de março a julho de 2019. O estágio supervisionado tem como objetivo nos possibilitar uma aproximação entre as teorias aprendidas no curso com a prática na sala de aula da escola (PIMENTA; LIMA, 2012). Dessa forma, a proposta trabalhada para a regência compartilhada foi com gêneros textuais, especificamente o gênero diário, por meio da sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 2011). Como resultado, percebemos, com as atividades desenvolvidas com os estudantes, uma aproximação significativa da teoria com a prática docente, por meio da observação, da coparticipação e, principalmente, da regência em sala de aula. O período de estágio revelou-se enriquecedor e desafiador, propiciando a aplicação de métodos de ensino eficazes, contribuindo para formação do aluno e corroborando nossa jornada de formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Samara Côra Spadeto, Moyanne André de Amorim Leal , Selma Lúcia de Assis Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).