Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol?
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4146Resumo
Este trabalho é um recorte de pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, baseado em investigação bibliográfica e documental de cunho quali-quantitativo, que tem como corpora o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação para o PNLD 2018 LEM Espanhol e a coleção Cercanía Joven. Para este artigo, apresentamos resultados sobre a abordagem destinada às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos documentos que compõem a pesquisa, justificada pelo fato de a BNCC para o ensino médio, aprovada em 2018, colocar em evidência as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC, recomendando sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, além da relação entre as TIC e o cotidiano da sala de aula. Os principais investigadores que embasam este trabalho são Mantovani (2009), Galan e Teixeira (2012), Galan (2016), Teixeira (2017 e 2018), e Barros, Marins-Costa e Freitas (2018). Os resultados preliminares apontam que o edital PNLD 2018 apresenta alguns critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionar explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e que, além disso, na coleção avaliada, há pouca variedade nas propostas de utilização dos recursos tecnológicos, predominância de práticas orientadas a serem realizadas fora de sala de aula, progressão nos níveis de dificuldade das propostas por meio das TIC e, também, a predominância de atividades que utilizam CD.
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Copyright (c) 2020 Wagner Barros Teixeira, Santiago Javier Galan
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