Como andam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no livro didático para o ensino de Espanhol?
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4146Resumo
Este trabalho é um recorte de pesquisa de Mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, baseado em investigação bibliográfica e documental de cunho quali-quantitativo, que tem como corpora o Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação para o PNLD 2018 LEM Espanhol e a coleção Cercanía Joven. Para este artigo, apresentamos resultados sobre a abordagem destinada às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos documentos que compõem a pesquisa, justificada pelo fato de a BNCC para o ensino médio, aprovada em 2018, colocar em evidência as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC, recomendando sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem, além da relação entre as TIC e o cotidiano da sala de aula. Os principais investigadores que embasam este trabalho são Mantovani (2009), Galan e Teixeira (2012), Galan (2016), Teixeira (2017 e 2018), e Barros, Marins-Costa e Freitas (2018). Os resultados preliminares apontam que o edital PNLD 2018 apresenta alguns critérios que podem ser efetivados por meio das TIC, apesar de não mencionar explicitamente o uso desses recursos tecnológicos e que, além disso, na coleção avaliada, há pouca variedade nas propostas de utilização dos recursos tecnológicos, predominância de práticas orientadas a serem realizadas fora de sala de aula, progressão nos níveis de dificuldade das propostas por meio das TIC e, também, a predominância de atividades que utilizam CD.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Wagner Barros Teixeira, Santiago Javier Galan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).