Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4094Resumo
Esta narrativa de ensino relata experiências vivenciadas ao longo da execução de projeto de ensino, denominado Conversas Literárias, voltado principalmente para alunos de ensino médio, cujo principal objetivo é a leitura compartilhada de textos literários, com vistas à fruição, apreciação estética e debate. Com base na metodologia dos círculos literários (COSSON, 2014; YUNES, 2014), esse projeto está em curso desde 2018 e apresenta resultados bastante satisfatórios: aumento gradativo de participantes; engajamento/participação efetiva, que vão desde sugestões de textos, autores, temáticas à constância nos encontros, ao convite/mobilização de novos membros da comunidade leitora; depoimentos positivos acerca da melhora na compreensão leitora, do vínculo estabelecido com os demais participantes, do movimento de constituir-se como leitores literários. O projeto seguiu em novas edições em 2019 e 2020. Neste ano passou por uma reformulação, transformando-se em Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), para que possa atender a mais uma demanda, que é participação de público externo ao IFRS Campus Bento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).