Criação de espaço e tempo para a literatura: círculos de leitura.

Autores

  • Elisa Seerig Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaCampus Bento Gonçalves
  • Aline Dalpiaz Troian IFRS/UCS

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4094

Resumo

Esta narrativa de ensino relata experiências vivenciadas ao longo da execução de projeto de ensino, denominado Conversas Literárias, voltado principalmente para alunos de ensino médio, cujo principal objetivo é a leitura compartilhada de textos literários, com vistas à fruição, apreciação estética e debate. Com base na metodologia dos círculos literários (COSSON, 2014; YUNES, 2014), esse projeto está em curso desde 2018 e apresenta resultados bastante satisfatórios: aumento gradativo de participantes; engajamento/participação efetiva, que vão desde sugestões de textos, autores, temáticas à constância nos encontros, ao convite/mobilização de novos membros da comunidade leitora; depoimentos positivos acerca da melhora na compreensão leitora, do vínculo estabelecido com os demais participantes, do movimento de constituir-se como leitores literários. O projeto seguiu em novas edições em 2019 e 2020. Neste ano passou por uma reformulação, transformando-se em Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Línguas e Literaturas no Campus (PRELLIC), para que possa atender a mais uma demanda, que é participação de público externo ao IFRS Campus Bento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Seerig, Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaCampus Bento Gonçalves

Doutoranda em Lingu´ística Aplicada (UNISINOS/CAPES-PROSUC)

Mestra em Letras e Cultura (UCS/CAPES-PROSUC)

Professora de Língua Inglesa, Portuguesa e Literaturas no IFRS - campus Bento Gonçalves

Aline Dalpiaz Troian, IFRS/UCS

Doutoranda em Educação (UCS)

Mestra em Letras, Cultura e Regionalidade (UCS)

Professora de Língua Portuguesa e Literatura no IFRS - campus Bento Gonçalves

Downloads

Publicado

2020-05-24

Edição

Seção

Narrativas de ensino