Reflexões sobre leitura e escrita na contemporaneidade: um estudo diagnóstico avaliativo no Ensino Médio Técnico
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4091Resumo
Esta pesquisa surgiu a partir de dificuldades apresentadas por estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS, campus Vacaria, no que se refere às práticas de leitura e de escrita. Partiu-se do princípio de que, para sanar essas lacunas, é necessário direcionar o processo de ensino-aprendizagem de modo significativo para com a formação profissional e cidadã dos estudantes, tendo em vista os aspectos dos multiletramentos exigidos na contemporaneidade. Desse modo, para atender as demandas de sala de aula, aplicou-se uma avaliação diagnóstica com todos os discentes a fim de oferecer oficinas no contraturno tematizadas a partir dos resultados dessa ação. Assim, este artigo tem como objetivo analisar os efeitos da avaliação diagnóstica no processo ensino-aprendizagem no contexto do Ensino Médio Integrado. Para tanto, teve-se como base os referenciais teóricos acerca da Leitura, da Escrita e dos Multiletramentos, bem como foram analisados os principais resultados da avaliação com base nessas perspectivas. Devido à mudança do processo ensino-aprendizagem a partir do diagnóstico, os resultados da pesquisa apontaram que a avaliação diagnóstica se mostra uma ferramenta importante para uma prática didática significativa para os estudantes. Assim, a partir do trabalho realizado, espera-se que essa ação seja mantida no campus Vacaria, como também seja estendida para as escolas da região, transformando e ampliando as possibilidades de formação integral dos estudantes perante o contexto social, cultural e profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).