Reflexões sobre leitura e escrita na contemporaneidade: um estudo diagnóstico avaliativo no Ensino Médio Técnico

Autores

  • Laura Cristina Noal Madalozzo IFRS
  • Caroline de Morais
  • Ariane Peronio Maria Fortes
  • Juliene da Silva Marques

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4091

Resumo

Esta pesquisa surgiu a partir de dificuldades apresentadas por estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS, campus Vacaria, no que se refere às práticas de leitura e de escrita. Partiu-se do princípio de que, para sanar essas lacunas, é necessário direcionar o processo de ensino-aprendizagem de modo significativo para com a formação profissional e cidadã dos estudantes, tendo em vista os aspectos dos multiletramentos exigidos na contemporaneidade. Desse modo, para atender as demandas de sala de aula, aplicou-se uma avaliação diagnóstica com todos os discentes a fim de oferecer oficinas no contraturno tematizadas a partir dos resultados dessa ação. Assim, este artigo tem como objetivo analisar os efeitos da avaliação diagnóstica no processo ensino-aprendizagem no contexto do Ensino Médio Integrado. Para tanto, teve-se como base os referenciais teóricos acerca da Leitura, da Escrita e dos Multiletramentos, bem como foram analisados os principais resultados da avaliação com base nessas perspectivas. Devido à mudança do processo ensino-aprendizagem a partir do diagnóstico, os resultados da pesquisa apontaram que a avaliação diagnóstica se mostra uma ferramenta importante para uma prática didática significativa para os estudantes. Assim, a partir do trabalho realizado, espera-se que essa ação seja mantida no campus Vacaria, como também seja estendida para as escolas da região, transformando e ampliando as possibilidades de formação integral dos estudantes perante o contexto social, cultural e profissional.

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Publicado

2020-05-24

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos