A recepção de um paradidático: subsídios para descrever a compreensão leitora de alunos no início do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4070Resumo
A fim de investigar a recepção de capítulos do livro paradidático Energia e Meio Ambiente (BRANCO, 2004), esta pesquisa analisa a escrita de relatórios de leitura elaborados por alunos matriculados no 1º ano do ensino médio integrado ao técnico. Objetiva-se investigar a compreensão leitora a partir de subsídios deixados em forma de anotações e mapas conceituais, mas também a partir dos registros encontrados nas diferentes versões dos documentos em que se processou a escrita do relatório de leitura. Tais atividades de leitura e escrita ocorreram durante cinco semanas no início do ano letivo de 2018 e foram realizadas com o auxílio de suportes eletrônicos: páginas da web, textos digitalizados e a aplicação Google Documentos, integrante da plataforma Google Drive. Os resultados sugerem a existência de correlações entre a compreensão mais efetiva e o ato de ler acompanhado da produção de anotações e mapas conceituais como etapas intermediárias da produção dos relatórios de leitura.
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