O ensino de Língua Inglesa na rede federal de ensino técnico e tecnológico: práticas pedagógicas ativas baseadas na pedagogia por projetos e no ensino híbrido com abordagem para fins específicos no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4006Resumo
A presente narrativa tem como objetivo relatar como se realizou um trabalho em sala de aula com base metodológica na pedagogia por projetos e no ensino híbrido, ainda com foco em fins específicos e no letramento para o mundo do trabalho. O trabalho narrado aconteceu no Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva, no ano de 2019, EM uma turma de terceiro ano do Ensino Médio Integrado à Biotecnologia. A atividade abordou o uso dos currículos vitae, quais são as características desses, seus aspectos como gênero textual, as particularidades acerca dos diversos tipos de currículos e como se deu a construção desses por parte dos alunos. Esta narrativa também levanta aspectos teóricos do trabalho e da organização docente bem como de aspectos burocráticos que normatizam a prática pedagógica docente e discente. Apresentam-se também exemplos de produtos finais construídos pelos alunos, bem como uma discussão entre as tensões encontradas no caminho trilhado e acerca das entrelinhas do trabalho educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).