Intervenções pedagógicas nos processos de leitura e escrita: da elaboração à prática de atendimentos extra-classes no IFRS - Campus Restinga
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4001Resumo
Dados alarmantes no campo de leitura, apresentados por avaliações de larga escala, incentivaram a criação do projeto de ensino Intervenções pedagógicas nos processos de leitura e escrita, atuante no IFRS - Campus Restinga. Buscando aprimorar o nível de compreensão leitora dos estudantes da instituição, utilizamos diversas estratégias, tanto para a elaboração das atividades quanto para auxiliá-los no ato de ler. Para isso, nos baseamos, principalmente, em Solé (1998), que aborda a importância das etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Detalhamos o processo da prática pedagógica aplicada ao longo de 2018 e 2019, que se mostrou eficaz e obteve avanços satisfatórios. A presente narrativa visa contribuir para os estudos de aprimoramento de compreensão leitora e incentivar o desenvolvimento de projetos similares em Institutos Federais ou outras instituições de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).