Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.3883

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de Curso de um projeto de extensão voltado para formação continuada de professores de língua, atuantes na educação básica no Estado do Amapá e alguns dados referentes a uma das atividades desenvolvidas durante a realização o curso. O referido projeto desenvolveu-se no ano de 2016, na Universidade Federal do Amapá, a partir do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo fundamentado a partir da Pedagogia dos Multiletramentos e Multiletramentos Digitais. De forma mais específica, analisamos uma das atividades proposta no curso e buscamos discutir de que forma as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação estavam sendo tanto apropriadas para uso em contextos escolares. Os resultados mostram que o uso das tecnologias digitais ainda está distante das práticas de escolares, principalmente no que diz respeito à integração dessas ao currículo e às atividades de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Docente do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Pós-graduação em Letras - PPGLET/UNIFAP.  Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens, Educação Linguística e tecnologia. Especialista em Linguística Aplicada, com ênfase em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil e análise dialógica do discurso e Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. Pós-doutorando PNPD/CAPES - PPGL/UFC.

Heloane Baia Nogueira, UNIFAP

Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (PPGMDR/UNIFAP) na linha de pesquisa: Sociedade,Cultura e Politicas Públicas. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2014). Formada em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Francesa pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2010). Participou como bolsista pelo Programa de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/Unifap Letras (2011-2013). Também participou como bolsista voluntaria do projeto Iniciação Científica da Unifap - Provic, no grupo de pesquisa de Linguagem, Educação, Sociedade, Formação Inicial e continuada de professores (2011-2013). Trabalhou como bolsista do Programa Pacto Nacional pela Idade Certa - PNAIC UNIFAP (2012-2013). Desenvolveu atividades técnicas administrativas e pedagógicas para os programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e Comité Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica

Downloads

Publicado

2020-05-24

Edição

Seção

Narrativas de ensino