Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go

  • Marcos Oliveira Campos Universidade de Taubaté
  • Renata Marques Roberto Universidade de Taubaté
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Jogos, Gamificação, CNA Go.

Resumo

Devido à sociedade contemporânea, cada vez mais “sem tempo”, tornou-se recorrente o ensino através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). O mesmo ocorre com a língua inglesa como língua estrangeira. Por esse motivo, objetivou-se neste trabalho, analisar a plataforma virtual de ensino da língua inglesa CNA Go, e conferir se a mesma é realmente gamificada, conforme é dito em sua tela de apresentação. As características de jogos, definidas por Huizinga, os princípios de aprendizagem encontrados em bons jogos, discutidos por Gee e os elementos de gamificação elencados por Vianna et al. (2013), entre outros teóricos, foram objeto de estudo nesta pesquisa. Objetivou-se, também, verificar se a interface deste AVA possui as características assinaladas por Oliveira (2007) como essenciais para que um AVA seja eficaz ao ensino da língua inglesa. Concluiu-se que realmente trata-se de um ambiente gamificado, cuja interface apresenta vários critérios assinalados como eficientes em relação ao ensino da língua inglesa como idioma estrangeiro, porém, algumas falhas ainda foram detectadas.

 

Biografia do Autor

Marcos Oliveira Campos, Universidade de Taubaté
Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU.
Renata Marques Roberto, Universidade de Taubaté
Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU.
Publicado
2019-11-19
Seção
Artigos Acadêmicos