Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go

Autores

  • Marcos Oliveira Campos Universidade de Taubaté
  • Renata Marques Roberto Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3519

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Jogos, Gamificação, CNA Go.

Resumo

Devido à sociedade contemporânea, cada vez mais “sem tempo”, tornou-se recorrente o ensino através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). O mesmo ocorre com a língua inglesa como língua estrangeira. Por esse motivo, objetivou-se neste trabalho, analisar a plataforma virtual de ensino da língua inglesa CNA Go, e conferir se a mesma é realmente gamificada, conforme é dito em sua tela de apresentação. As características de jogos, definidas por Huizinga, os princípios de aprendizagem encontrados em bons jogos, discutidos por Gee e os elementos de gamificação elencados por Vianna et al. (2013), entre outros teóricos, foram objeto de estudo nesta pesquisa. Objetivou-se, também, verificar se a interface deste AVA possui as características assinaladas por Oliveira (2007) como essenciais para que um AVA seja eficaz ao ensino da língua inglesa. Concluiu-se que realmente trata-se de um ambiente gamificado, cuja interface apresenta vários critérios assinalados como eficientes em relação ao ensino da língua inglesa como idioma estrangeiro, porém, algumas falhas ainda foram detectadas.

 

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Biografia do Autor

  • Marcos Oliveira Campos, Universidade de Taubaté
    Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU.
  • Renata Marques Roberto, Universidade de Taubaté
    Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté - UNITAU.

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Publicado

2019-11-19

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go. (2019). LínguaTec, 4(2), 1-28. https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3519