Ensino de línguas e formação profissional em contexto de fronteira: motivações e representações do francês no Amapá
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3494Palavras-chave:
Formação profissional, Ensino de Línguas, FronteirasResumo
O presente trabalho, face às novas orientações da política linguística educativa brasileira que privilegia o ensino da língua inglesa em todo o território nacional, apresenta um estudo exploratório-descritivo das motivações e representações linguísticas de estudantes de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Amapá e propõe uma reflexão sobre o ensino de línguas e a formação para o trabalho em um contexto de fronteira. Fundamentado em pressupostos da Política Linguística Educativa, cotejando conceitos de motivação e representação linguística, a pesquisa busca correlacionar a demanda pela aprendizagem de uma LE aos aspectos geopolíticos que circunscrevem a escolha linguística dos falantes em uma região fronteiriça. A pesquisa de natureza qualiquantitativa, teve como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Foram aplicados 230 questionários a estudantes de francês no Amapá. Os resultados indicam que o ensino/aprendizagem do francês no Amapá está diretamente relacionado às perspectivas de trabalho da população local e especialmente de profissionais em busca de lugar no mercado de trabalhoDownloads
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