Entre o virtual e o concreto: um olhar sobre os entrecruzamentos de expectativas e realidades vividas no estágio curricular obrigatório para a conclusão de um curso de Licenciatura em Letras
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3491Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Estágio Curricular, Identidade DocenteResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência baseado nas vivências de uma acadêmica do curso de Letras Português/Inglês durante seu estágio curricular obrigatório em um Instituto Federal na região sul do Brasil. Busca-se, também, enfatizar a importância do diário de bordo – teacher’s journal – como escrita, que propiciou reflexões sobre o ser e o fazer docentes e que, posteriormente, repercutiram na constituição da identidade profissional da pesquisadora em questão. Como de praxe, os estágios obrigatórios para conclusão de cursos de graduação constituem-se como espaços para que os sujeitos em formação possam simular o porvir e, neste caso específico, para desenvolver atividades de ensino de língua inglesa concatenadas com a realidade dos estudantes, com foco em tarefas que os colocassem como indivíduos ativos no processo de aprendizagem dessa língua estrangeira. Desse modo, espera-se que esta narrativa possa ecoar e ajudar aqueles que trabalham em prol de uma aula de língua inglesa mais eficiente.
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