O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n1.a3462Palavras-chave:
Ensino. Inglês. Duolingo.Resumo
Neste trabalho, apresentamos a narrativa de ensino com o uso do aplicativo Duolingo em aulas de língua inglesa em uma turma de 4o ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu. Fundamentados nas concepções do m-learning, nossa intervenção pedagógica foi realizada em 7 encontros presenciais no ano de 2017, totalizando 12h/a. Nossa experiência contou com a participação de 31 alunos com idades entre 17 e 19 anos e integrou o uso de smartphones e os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O êxito da nossa experiência se reflete no interesse imediato dos alunos pela possibilidade de aprender inglês utilizando um aplicativo que se assemelha a um jogo, o que pode ser corroborado pelas anotações no diário reflexivo feitas pelo professor. Concluímos que o Duolingo pode se configurar uma ferramenta de suporte ao ensino de gramática e vocabulário em língua inglesa, quando em seu uso estiver previsto o planejamento que considere os interesses dos alunos e os objetivos da disciplina.
Downloads
Referências
DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção – painel: as pesquisas do tipo intervenção e sua importância para a produção de teoria educacional. IN: XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2012, CAMPINAS. Anais do XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Campinas: UNICAMP, 2012. p. 2882-2890.
GEDDES, S. J. Mobile learning in the 21st century: benefit to learners. Knowledge Tree e-journal, v. 30, n. 3, p. 214–228, 2004.
GUERRA, W. T. Ensino de inglês para fins específicos e multiletramentos na oferta técnica da escola pública. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN, UFERSA, IFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2017.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MOURA, A. M. C. Apropriação do telemóvel como ferramenta de mediação em mobile learning: estudo de caso em contexto educativo. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade do Minho, Braga, 2010.
SACCOL, A.; SCHLEMMER, E.; BARBOSA, J. M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
SHARMA, S. K. et al. Web services model for mobile, distance and distributed learning using service-oriented architecture. International Journal of Mobile Communications, 4 (2), p. 178-192, 2006.
SILVA, G. M. O ensino de inglês em turmas numerosas: uma proposta de ensino da pronúncia em cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN, UFERSA, IFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).